Topo

Copa do Brasil - 2022

Letal, Flamengo vence o São Paulo no Morumbi e abre vantagem na semifinal

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/08/2022 23h26

Não foi aquele estilo de jogo a que os torcedores se acostumaram, mas, com a qualidade do elenco, bastam poucas oportunidades para o Flamengo ser letal e definir a partida. E foi desta forma que o Rubro-Negro construiu a vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo em pleno Morumbi, garantindo uma vantagem importante, visto que pode perder por até um gol de diferença no duelo da volta que avança à final da Copa do Brasil. Os dois times voltam a se enfrentar em 14 de setembro, no Maracanã.

Ao longo dos 90 minutos, o Tricolor criou mais oportunidades, mas o Flamengo se beneficiou de falhas do adversário para fazer seus gols com João Gomes, Gabigol e Everton Cebolinha. Rodrigo Nestor fez o de honra para os são-paulinos.

O jogo de volta entre as equipes acontecerá somente daqui três semanas. Antes disso, o Flamengo terá pela frente os confrontos pela semifinal da Libertadores contra o Vélez Sarfield, sendo o da ida, na Argentina, na próxima quarta-feira (31), e o da volta, no Maracanã, em 7 de setembro. Além disso, ainda tem mais três jogos pelo Brasileirão antes do segundo duelo da semifinal: Botafogo (domingo), Ceará (4/9) e Goiás (11/9).

Já o São Paulo tem ainda os jogos das semifinais da Copa Sul-Americana diante do Atlético-GO, em 1º e 8 de setembro, em Goiânia e no Morumbi, respectivamente. Pelo Brasileirão, o Tricolor tem pela frente o Fortaleza (domingo), Cuiabá (4/9) e Corinthians (11/9).

Live do São Paulo

Live do Flamengo

Santos faz grandes defesas

Exigido mais do que o costume na partida de hoje, o goleiro Santos mostrou que, quando precisar, o Flamengo pode contar com ele. Seguro e sem ser espalhafatoso, o camisa 20 fez grandes defesas e ajudou bastante o Rubro-Negro.

Ceni segue com 100% de derrotas contra o Fla

O técnico Rogério Ceni segue com 100% de derrotas contra o Flamengo desde que deixou o comando do Rubro-Negro. Agora já são oito jogos em que foi superado, sendo seis pelo São Paulo e dois pelo Fortaleza.

Quem foi bem - Patrick, boas participações ofensivas

Apesar de ter sido substituído no segundo tempo, o Pantera Negra ajudou o time a manter a posse de bola no ataque, fez boa dupla com Reinaldo pela esquerda e quase marcou um gol em chute que Santos espalmou para o travessão.

Quem foi bem - Everton em dia de 'Miteiro'

Apelidado de Everton "Miteiro" pela torcida do Flamengo, o meia rubro-negro estava em noite onde fez jus à alcunha. Atuando com muita inteligência e aproveitando a liberdade dada pelo São Paulo, ele foi o principal articulador das jogadas rubro-negras e deu uma linda assistência para o gol de João Gomes.

Quem foi mal - Igor Gomes não se encontra

Voluntarioso, tentou buscar o jogo, mas não se encontrou em campo no primeiro tempo. Foi substituído no intervalo e deu lugar a Galoppo.

Quem foi mal - Rodinei cede espaços na defesa

Destaque ofensivo do Flamengo nos últimos jogos, Rodinei cedeu muitos espaços na defesa hoje. Técnico do São Paulo, Rogério Ceni reparou nisso e colocou Reinaldo e Patrick em cima dele, e por ali o Tricolor criou boas oportunidades.

Fla assusta logo no início

O Flamengo chegou com perigo logo com seis minutos do primeiro tempo, quando Arrascaeta recebeu de Everton Ribeiro, driblou o goleiro Jandrei e cruzou para Pedro, que chegou um pouco atrasado e concluiu para fora.

Santos faz defesaça

A resposta do São Paulo aconteceu três minutos depois, quando Reinaldo fez grande jogada individual pela esquerda e cruzou na cabeça de Patrick, que concluiu bem, mas Santos fez uma defesaça colocando para escanteio.

Fla abre o placar com João Gomes

O jogo estava eletrizante, e aos 11 minutos, Everton Ribeiro recebeu com liberdade e faz um lindo lançamento para João Gomes, que infiltrou na área de surpresa e cabeceou colocado, no canto de Jandrei, abrindo o placar para o Flamengo.

São Paulo reage

O São Paulo não se abalou com o gol sofrido e foi para cima do Flamengo. Aos 21, Igor Vinícius chutou com perigo após boa jogada de Patrick pela esquerda. A bola bateu no braço de João Gomes e os jogadores do Tricolor pediram pênalti, mas a arbitragem interpretou que o braço estava colado junto ao corpo.

No travessão!

Aos 32, após bate e rebate na defesa do Flamengo, a bola sobrou para Patrick, que encheu o pé, mas Santos desviou levemente a bola com a mão e ela explodiu no travessão.

São Paulo leva mais perigo no 1º tempo

Apesar do Flamengo terminar o primeiro tempo vencendo por 1 a 0, foi o São Paulo quem criou mais oportunidades. Foram dez finalizações contra apenas três do Rubro-Negro.

São Paulo se mantém melhor no início do 2º tempo

O São Paulo voltou para o segundo tempo com a mesma pegada, com mais volume de jogo, mas criando menos oportunidades mais claras. O Flamengo procurou explorar os contra-ataques.

Gabigol amplia após contra-ataque

Contra o Flamengo, a equipe adversária precisa minimizar os erros ao máximo, e o São Paulo acabou cometendo uma falha no ataque que custou caro. Em contra-ataque rápido iniciado por Arrascaeta e com participações de Vidal e Rodinei, Everton Ribeiro chutou forte após cruzamento, Jandrei espalmou e deu rebote nos pés de Gabigol, que só empurrou para o fundo do gol e ampliou para o Rubro-Negro.

São Paulo diminui e se reanima

O clima já era meio de terra arrasada no São Paulo, mas quando ainda demonstrava estar atordoado, o Tricolor foi ao ataque e, após passe de Igor Vinícius, Rodrigo Nestor chutou rasteiro, a bola contou com desvio na zaga do Flamengo e entrou no fundo da rede, diminuindo o placar.

Cebolinha amplia para o Fla e causa 'ducha de água fria'

Aos 48 minutos do segundo tempo, quando o jogo já caminhava para o fim, Arrascaeta fez boa jogada, rolou para Everton Cebolinha que recebeu e fuzilou de fora da área, fazendo o 3 a 1 para o Flamengo e causando uma ducha de água fria para o São Paulo. Este foi o primeiro gol do atacante com a camisa rubro-negra.

Reinaldo e Gabigol se estranham

Rusga antiga, Reinaldo, do São Paulo, e Gabigol, do Flamengo, voltaram a se estranhar no jogo de hoje. Eles trocaram empurrões e xingamentos e chegaram a ser contidos pelo árbitro Anderson Daronco. No jogo anterior, pelo Campeonato Brasileiro, vencido pelo Rubro-Negro por 2 a 0, Gabi comemorou seu gol debochando da corridinha do adversário.

São Paulo define premiação

Antes da partida contra o Flamengo, a diretoria do São Paulo quitou o pagamento aos jogadores referente à premiação pelo avanço às semifinais da Copa do Brasil após superar o América-MG, nas quartas de final. Desta forma, o Tricolor cumpriu o acordo feito previamente com o elenco.

Fla completa 200 jogos na Copa do Brasil

Com o jogo de hoje contra o São Paulo, o Flamengo completou a partida de número 200 na Copa do Brasil e foi o primeiro clube a atingir esta marca.

Recepção com 'rua de fogo'

O ônibus que levou a delegação do São Paulo ao Morumbi foi recepcionado pela torcida tricolor com a chamada "rua de fogo", com muitos sinalizadores, fogos e bandeiras:

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 1 x 3 FLAMENGO

Competição: Copa do Brasil - ida da semifinal
Data e hora: 24 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartão amarelo: Everton Cebolinha
Gols: João Gomes, aos 11 minutos do primeiro tempo (FLA); Gabigol, aos 21 minutos do segundo tempo (FLA); Rodrigo Nestor, aos 33 minutos do segundo tempo (SAO); Everton Cebolinha, aos 48 minutos do segundo tempo (FLA).

SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha, Diego Costa e Léo; Igor Vinicius, Pablo Maia, Igor Gomes (Galoppo), Rodrigo Nestor e Reinaldo (Wellington); Patrick (Luciano) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

FLAMENGO: Santos, Rodinei, David Luiz (Fabrício Bruno), Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes (Vidal), Thiago Maia, De Arrascaeta e Everton Ribeiro (Victor Hugo); Gabigol (Everton Cebolinha) e Pedro. Técnico: Dorival Júnior