Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Os dez maiores talentos Sub-20 da temporada brasileira

Colunista do UOL

03/11/2022 11h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há uma frase muito comum entre os mais saudosistas: ''não se produz jogadores no Brasil como antigamente''. Isso não é verdade! Além da quantidade de atletas jovens de alto nível a serviço da Seleção, há os que tiveram destaque em território nacional em 2022 e possuem excelente projeção. Em breve se destacarão nos gramados europeus. Confira os dez melhores da temporada.

Endrick - Palmeiras - Atacante - 21/07/2006 - 16 anos

É um fenômeno! Sobrou de tal forma nas divisões de base que acabou impondo naturalmente uma promoção aos profissionais. Certamente o atleta de maior projeção do Brasil neste momento. Centroavante canhoto de mobilidade, explosão, velocidade em distâncias curtas ou longas, qualidade na finalização e na preparação das jogadas. Maturidade nas escolhas em campo, força física. Muito perto de estar pronto!

Fez cinco jogos nos profissionais, apenas um deles como titular, e já marcou três gols. É tratado como uma joia desde que chegou ao Palmeiras, e mesmo assim não tem sentido a responsabilidade gerada por tal expectativa. É muito provável que inicie 2023 como um dos titulares da equipe. Sua multa rescisória está estipulada em 60 milhões de euros.

Andrey Santos - Vasco - Volante - 03/05/2004 - 18 anos

01 - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Andrey Santos, do Vasco, comemora gol marcado contra o Londrina
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Dentro do caos que foi o Vasco da Gama nesta Série B, uma reserva imensa de talento se mostrou. Andrey Santos fez uma temporada muito regular e foi o melhor jogador do clube no ano. Mesmo quando não tinha uma grande atuação individual, contribuía em momentos decisivos dos jogos. Sempre com muita personalidade e espírito de luta. Sua multa está fixada em 40 milhões de euros.

Além do comportamento protagonista em campo, Andrey consegue cumprir diferentes missões no meio-campo. Pode iniciar as jogadas mais próximo aos zagueiros, infiltra muito bem na área adversária, e transita com desenvoltura na intermediária ofensiva, na zona de articulação das jogadas. Qualidade no passe e na finalização são suas principais valências. Pode marcar um pouco mais forte.

Vitor Roque - Athletico - Atacante - 28/02/2005 - 17 anos

02 - Marcelo Endelli/Getty Images - Marcelo Endelli/Getty Images
Vitor Roque brilhou e marcou para o Athletico já nos acréscimos na partida contra o Estudiantes
Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Mesmo com 1,72m, chama a atenção a imposição física e a resistência de Vitor Roque. Óbvio que seu futebol não é só isso. Há uma grande dose de qualidade técnica e inteligência tática, mas o ímpeto rompedor o fez conquistar espaço dentro daquilo que Luiz Felipe Scolari entende como primordial para o ataque do Furacão. Até aqui são 33 jogos e seis gols marcados pelo clube, além de três assistências.

Não foi por acaso que o Athletico pagou 24 milhões de reais pelo atacante junto ao Cruzeiro. Se considerarmos a multa estipulada pelo rubro-negro, já houve uma valorização absurda. Ela está estipulada em 100 milhões de euros. Vitor pode atuar no centro do ataque ou como ponta-direita. É agressivo com e sem a bola. Se sai bem em espaços curtos e usa de forma efetiva a perna esquerda, mesmo sendo destro.

Marcos Leonardo - Santos - Atacante - 02/05/2003 - 19 anos

03 - Ivan Storti/ Santos FC - Ivan Storti/ Santos FC
Marcos Leonardo em confronto entre Santos x Atlético-GO
Imagem: Ivan Storti/ Santos FC

Esse já está mais estabelecido nos profissionais. Atua com frequência no time principal do Peixe há três temporadas, mas 2022 foi ano da afirmação. Mesmo em meio a um desempenho sofrível de sua equipe, conseguiu marcar 20 gols e dar cinco assistências em 54 jogos. Foi titular em 50 deles. Teve atuações decisivas em alguns clássicos e em jogos fundamentais.

Além da parte mental muito forte, Marcos Leonardo entrega mobilidade, inteligência para ler os espaços, e explosão em espaços curtos. Ainda pode finalizar melhor, mas tem um desempenho considerado bom para um jogador de 19 anos neste fundamento. Sua multa rescisória está estipulada em 60 milhões de euros.

Lázaro - Ex-Flamengo - Meia/Atacante - 12/03/2002 - 20 anos

04 - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Lázaro, quando ainda atuava pelo Flamengo
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

É o único da lista a ter deixado o país, o que dá uma dimensão da qualidade e da boa temporada que fez pelo Flamengo até agosto. Superou as expectativas iniciais frustradas pós conquista de título mundial sub-17 com a seleção brasileira, em 2019. Demorou a engrenar depois disso e chegou a ser criticado publicamente quando Rogério Ceni era técnico do Mais Querido, mas em 2022 mostrou o seu talento.

Pediu passagem no time desde o início da temporada, quando Paulo Sousa ainda era o treinador. Fez 45 jogos em oito meses, 19 como titular, e marcou oito gols, além de ter dado sete assistências. Antes de se transferir para o Almeria, onde já tem um tento em seis partidas disputadas, era um dos destaques do time B que o Flamengo escalou com Dorival Junior em diversas rodadas do Brasileirão. Habilidoso, rápido, técnico!

Matheus Martins - Fluminense - Atacante - 16/07/2003 - 19 anos

05 - MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE - MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE
Matheus Martins, do Fluminense, comemora gol sobre o Avaí, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro
Imagem: MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE

Ele teve uma missão ingrata no tricolor carioca. Suprir a ausência de Luiz Henrique, vendido ao Real Bétis na metade do ano. E foi bem! Mesmo com algumas oscilações naturais da idade, Matheus mostrou que se trata de um atacante muito potente, habilidoso, e técnico para finalizar ou servir os companheiros. Fez seis gols e deu duas assistências em 38 jogos, 22 deles como titular.

É um ponta de estilo agressivo. Destro, mas joga preferencialmente pela esquerda, driblando na direção da área, buscando formas de tabelar com os companheiros ou bater de média distância. Chama a atenção o repertório de drible e a personalidade para tirá-los da cartola em momentos críticos. Precisa amadurecer as decisões em campo e aprimorar o posicionamento defensivo ao recuar.

Matheus França - Flamengo - Meia/Atacante - 01/04/2004 - 18 anos

06 - Sergio Moraes/Reuters - Sergio Moraes/Reuters
Matheus França marcou para o Flamengo na partida diante do Tolima, válida pela Libertadores
Imagem: Sergio Moraes/Reuters

É um dos jogadores mais promissores surgidos na base do Flamengo nos últimos anos. E olha que a fábrica rubro-negra vem produzindo bem. O primeiro ponto de destaque é a facilidade de fazer diferentes funções. Matheus França é um meia de origem, mas apresenta ótimo nível como atacante, seja mais centralizado ou pelos lados. Vem rendendo bem de ''falso nove'' no time reserva do Mais Querido.

Consegue combinar características de difícil união. Velocidade, força, controle de bola, habilidade e qualidade técnica em espaços curtos. Finaliza como ''gente grande'' e dá boas assistências aos companheiros. Demorou um pouco para se tranquilizar nas oportunidades que ganhou, mas agora deslanchou. Vai brigar por vaga no time em 2023. Fez seis gols em 21 jogos, apenas sete como titular.

Vanderlan - Palmeiras - Lateral-esquerdo - 07/09/2002 - 20 anos

07 - WILIAN OLIVEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - WILIAN OLIVEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Vanderlan, do Palmeiras, durante partida contra o Goiás no Brasileirão
Imagem: WILIAN OLIVEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

De titular na primeira conquista de Copa São Paulo do Verdão à primeira opção de reserva para a lateral-esquerda do elenco. O 2022 de Vanderlan se resume desta forma. Com segurança defensiva e maturidade nas escolhas ofensivas, ele desbancou Jorge na hierarquia do elenco e é a opção imediata quando o titular Piquerez não pode jogar.

Atua com firmeza e concentração. Consegue encaixar passes verticais mesmo quando está pressionado. Bate bem de média distância e possui qualidade nos cruzamentos. Sua estatura - 1,83m - também é um ponto favorável ao considerarmos sua projeção. Fez 13 jogos, quatro como titular, marcou um gol e deu uma assistência. A multa rescisória está estipulada em 60 milhões de euros.

Victor Hugo - Flamengo - Meia - 11/05/2004 - 18 anos

O elenco rubro-negro é estrelado, mas conta com uma lacuna há algumas temporadas. Reservas confiáveis para Arrascaeta e Everton Ribeiro, dois dos melhores meias do continente. É difícil encontrar alguém que possa suprir a falta deles. Não dá para dizer ainda que Victor Hugo chegou neste nível, mas é impossível negar que faz ótima temporada em seu debute nos profissionais do clube.

O canhoto habilidoso e de ótimo passe fez 36 partidas em 2022, 16 como titular, marcou três gols e deu quatro assistências. Sua posição preferencial é mais próxima daquilo que Everton Ribeiro representa ao time. Cai mais pela meia direita, consegue imprimir um bom ritmo ofensivo com suas passadas largas e passes, mas ainda pode evoluir fisicamente, principalmente em participações defensivas.

Ângelo - Santos - Atacante - 21/12/2004 - 17 anos

Em termos de desempenho, viveu uma temporada abaixo daquilo que se projetou, mas será que isso é exatamente algo negativo? Ângelo acaba sendo uma ''vítima'' da realidade do Santos, que acaba despejando muita responsabilidade em jogadores em maturação. Talvez tenha sentido isso. Ficou de fora para aprimorar a parte física em um determinado período do ano, mas voltou a se destacar nos últimos meses.

A irregularidade dentro do mesmo jogo é algo que precisa ser atacado por Ângelo. Oscilar menos pode vir com a idade e o desenvolvimento natural como homem. Fez sua segunda temporada como profissional do Peixe e entrou em campo 43 vezes até aqui em 2022. 28 como titular. Marcou dois gols e deu oito assistências. Inventividade no drible, velocidade e muito talento em sua perna esquerda.