Topo

Brasileirão - 2022

Entenda como é o uso do patch de campeão no futebol brasileiro

Atlético-MG usará o patch de campeão brasileiro até a última rodada  - Pedro Souza/Atlético-MG
Atlético-MG usará o patch de campeão brasileiro até a última rodada Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

03/11/2022 04h00

Campeão brasileiro de 2022, o Palmeiras terá o direito de usar um patch na camisa em referência ao título conquistado nessa quarta-feira (2). No entanto, não estranhe quando ver o Atlético-MG usar o brasão referente ao título do ano passado nas rodadas finais deste Brasileirão. Vencedor na edição passada, o Galo recebeu o direito de usar o emblema até o fim desta temporada. E assim será com o Verdão em 2023.

O uso do patch não está no regulamento do Campeonato Brasileiro, mas é uma diretriz que a CBF enfia aos clubes que participam da competição. Além disso, é a própria entidade que fornece os selos de campeão e também o da competição, presente na camisa dos 20 clubes que disputam a Série A.

O mesmo vale para o título da Copa do Brasil. O Flamengo venceu a edição 2022 do torneio em 19 de outubro, no Maracanã. Campeão em 2021, o Atlético já entrou em campo três vezes depois da conquista rubro-negra e em todas usou o patch referente ao título do ano passado. Assim como é no caso do Brasileirão, o Galo vai usar o brasão referente à Copa do Brasil nos jogos finais da temporada, diante do Botafogo, do Cuiabá e do Corinthians.

Autorização especial da CBF

Em 2019, quando conquistou o Campeonato Brasileiro, o Flamengo recebeu a taça no duelo com o Ceará. Num jogo que foi de muita festa no Maracanã, o Rubro-Negro recebeu uma autorização especial da CBF para usar o patch de campeão. Mas que valeu apenas para a partida que marcou a entrega da taça.

Nas rodadas seguintes, diante do Avaí e do Santos, o Flamengo já não usou o patch de campeão. Vencedor da edição 2018, o Palmeiras foi quem ostentou o brasão até a rodada final.

Atlético-MG usou o patch de campeão brasileiro no peito e o da Copa do Brasil na manga esquerda - Pedro Souza/Atlético-MG - Pedro Souza/Atlético-MG
Atlético-MG usou o patch de campeão brasileiro no peito e o da Copa do Brasil na manga esquerda
Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Ou seja, para utilizar o patch de campeão ainda nesta edição do Brasileiro, o Palmeiras terá de pedir autorização à CBF. O Verdão tem mais três jogos até encerrar a temporada, diante do Cuiabá, do América-MG e do Internacional. O jogo da taça será contra a equipe mineira, na próxima semana, no Allianz Parque.

Por outro lado, o clube já tem a autorização para vender camisas com o patch de campeão brasileiro. Foi o que fez o Atlético, que começou a comercializar o item logo após ser campeão.