Topo

Corinthians

Corinthians vive tensão total e última chance do ano para sonhar com título

Corinthians tem "jogo da vida" na Copa do Brasil para seguir sonhando com título nesta temporada - Ettore Chiereguini/AGIF
Corinthians tem "jogo da vida" na Copa do Brasil para seguir sonhando com título nesta temporada Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Do UOL, em São Paulo

17/08/2022 04h00

O Corinthians tem sua temporada em jogo no duelo contra o Atlético-GO, às 21h30 (de Brasília) de hoje (17), pelas quartas de final da Copa do Brasil. É o momento mais delicado do time neste ano, afinal, o que parte da torcida considera "a última chance" para vencer e convencer pode também ser a última decisão corintiana em 2022.

A tensão não é comum. O Corinthians vem de eliminação na Libertadores e derrota em casa no clássico contra o Palmeiras. Cada uma destas frustrações, sozinhas, já seria um problema para contornar em qualquer circunstância, tanto mais acontecendo na mesma semana. Considerando a distância para a liderança do Brasileirão, uma eliminação nesta noite praticamente colocaria fim nas ambições de título para esta temporada.

Nos bastidores, a situação também não é das melhores. Além da perda de Willian, que foi embora na semana passada, Vítor Pereira vive situação inédita no ano. Ainda que a diretoria siga dando respaldo ao técnico, há um incômodo interno de parte dos jogadores. Publicamente, VP esteve no centro de uma polêmica nos últimos dias após ser questionado se temia perder o emprego.

O cenário esgotou a paciência de parte da torcida. Houve protesto do lado de fora da Neo Química Arena após a derrota no clássico, e o grito mais leve avisava que "quarta-feira virou obrigação". Dias depois, em nota oficial, a maior organizada corintiana detonou Vítor Pereira pela declaração sobre "dinheiro no banco", chamou a diretoria de amadora e tratou o duelo contra o Atlético-GO como "última chance".

Em campo, a missão do Corinthians é encerrar a seca de gols e fazer pelo menos dois. O Atlético-GO tem a vantagem dos 2 a 0 do jogo de ida, por isso ao Alvinegro não basta uma vitória simples: precisa ser por dois gols de diferença para levar aos pênaltis e três ou mais para resolver tudo nos 90 minutos. Não há prorrogação, nem critério de gol qualificado fora de casa. Quem avançar pega Fluminense ou Fortaleza na semifinal da Copa do Brasil.

É o jogo do ano para gente. É o jogo da nossa vida. Temos que fazer uma grande partida e buscar a classificação. Tem que ser isso, e precisamos da torcida. Sei que a torcida saiu chateada hoje, mas eles são muito importantes para a gente."
Cássio, no sábado (13), sobre a decisão que resta ao Corinthians na temporada

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS x ATLÉTICO-GO

Competição: Copa do Brasil, jogo de volta das quartas de final
Data e horário: 17 de agosto de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (FIFA/RJ)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ)
VAR: Rafael Traci (SC)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Gustavo Mosquito (Adson), Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira

ATLÉTICO-GO: Renan; Hayner, Wanderson, Lucas Gazal, Jefferson; Gabriel Baralhas, Marlon Freitas, Jorginho; Wellington Rato, Airton e Luis Fernando. Técnico: Jorginho

Corinthians