Topo

Copa do Brasil - 2022

Atlético-GO vence Corinthians com golaço e abre vantagem na Copa do Brasil

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

27/07/2022 23h24

Algoz na edição de 2021, o Atlético-GO voltou a assombrar o Corinthians. A equipe goiana jogou melhor na noite de hoje (27), controlou a ida das quartas de final da Copa do Brasil e venceu por 2 a 0 no Estádio Antônio Accioly. Jorginho e Léo Pereira marcaram os gols do Dragão sobre um adversário desorganizado e pouco perigoso.

Os times se reencontram daqui a três semanas, na Neo Química Arena, para decidir quem avança às semifinais para enfrentar Fluminense ou Fortaleza. O Atlético-GO pode até perder por um gol que ainda assim se classifica, e o Corinthians precisa de dois gols de diferença para ao menos levar tudo aos pênaltis.

A situação é parecida com a da Copa do Brasil do ano passado. Naquela ocasião, o Atlético-GO venceu o primeiro jogo, disputado na Neo Química Arena, por 2 a 0, e segurou um empate sem gols dentro de sua casa. Os resultados garantiram o time goiano nas oitavas de final de 2021.

Antes de se encontrarem mais uma vez, Corinthians e Atlético-GO voltam a campo no sábado (30), pelo Brasileirão: o Alvinegro recebe o Botafogo, e o Dragão visita o Flamengo.

Foi bem: Marlon Freitas ofusca estrelas corintianas

O meio-campista teve liberdade para fazer o Atlético-GO jogar no primeiro tempo, aproveitou a marcação desarrumada do Corinthians por dentro e assim criou perigo. Foi um lançamento dele que deixou o lateral Dudu em condições de encontrar Jorginho no lance que abriu o placar.

Foi mal: Cantillo deixa camisa 10 livre

Cantillo dá passe durante jogo do Corinthians contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil - Heber Gomes/AGIF - Heber Gomes/AGIF
Imagem: Heber Gomes/AGIF

O colombiano teve atuação ruim, assim como os dois companheiros de meio-campo. Ele foi um dos que pagaram o preço da desorganização do setor, não conseguiu dar dinâmica à saída de bola como em outros jogos e ainda cometeu erro fatal: foi nas costas dele que Jorginho apareceu para abrir o placar.

O jogo do Corinthians: Três volantes não funcionam

Foi a primeira vez que Vítor Pereira escalou Cantillo, Du Queiroz e Maycon juntos em um tripé no meio-campo, mas a formação não deu liga. O time foi lento demais com a bola e também faltou clareza de posicionamento, principalmente na hora de marcar — o que ficou claro no vacilo do colombiano que permitiu um gol do Atlético-GO. No intervalo, Du saiu para a entrada de Giuliano.

Atlético-GO domina início e abre o placar

O time da casa conseguiu estabelecer pressão no início, obrigou Cássio a fazer duas defesas importantes e envolveu o Corinthians até abrir o placar aos 22 minutos: Jorginho surgiu livre na entrada da área, e o chute desviado traiu Cássio. O Atlético-GO foi melhor neste período do jogo e controlou o ritmo.

Corinthians depende de lances individuais

Vítor Pereira comanda o Corinthians em jogo contra o Atlético-GO pela Copa do Brasil - Isabela Azine/AGIF - Isabela Azine/AGIF
Imagem: Isabela Azine/AGIF

A demora para sair jogando tornou o Corinthians previsível e dependente de intenções individuais. O único chute a gol em todo o primeiro tempo saiu aos 38, e para isso Willian precisou fugir de dois marcadores e bater de longe. De resto, pouca inspiração. Quem mais tentou combinar foi Róger Guedes, que acelerou alguns lances com passes de primeira, mas nem assim a equipe criou perigo.

Trocas de VP dão alguma esperança

O Corinthians voltou um pouco melhor do intervalo, com Adson e Giuliano nas vagas de Du Queiroz e Róger Guedes. Os dois reservas combinaram em lance que acabou em chute de Willian para fora, e depois Giuliano quase empatou em chute colocado cruzado. Por um lado o Alvinegro conseguiu pelo menos passar da primeira linha de marcação, o que até então tinha sido raro, mas por outro ficou suscetível a contra-ataques -Jorginho quase ampliou para o Atlético-GO em um deles.

Golaço amplia vantagem do Atlético-GO

Com a vantagem, o time preferiu jogar sem bola no segundo tempo e se recolheu para sair em contra-ataques. Dois deles quase renderam o segundo gol: mas Jorginho desperdiçou uma grande chance, e Wellington Rato não alcançou uma bola cruzada. Na terceira chance, Léo Pereira acertou chute preciso no ângulo de Cássio, dobrou a vantagem do Atlético-GO e fechou o placar.

Estreante argentino vai mal

Fausto Vera assinou contrato com o Corinthians na segunda-feira (25), foi anunciado e inscrito na Copa do Brasil ontem (26) e hoje já estreou. Entrou aos 20 minutos do segundo tempo e não foi bem. Desentrosamento à parte, errou em dois lances perigosos: primeiro um passe na saída de bola que quase deu em gol, depois em um drible sofrido em contra-ataque do Atlético-GO.

Cássio vive noite histórica

Cássio recebe camisa comemorativa por alcançar 603 jogos no Corinthians e bater recorde - Rodrigo Coca / Ag. Corinthians - Rodrigo Coca / Ag. Corinthians
Imagem: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Recuperado de dores na região lombar, o camisa 12 voltou hoje ao gol do Corinthians para fazer seu 603º jogo pelo clube e assim se tornar o goleiro que mais vezes vestiu a camisa alvinegra. Ele recebeu homenagem no vestiário e, no campo, foi muito exigido. Fez duas defesas logo nos primeiros minutos e acabou traído por um desvio no gol adversário.

Ficha técnica

ATLÉTICO-GO 2 x 0 CORINTHIANS

Competição: Copa do Brasil, jogo de ida das quartas de final
Data e horário: 27 de julho de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia-GO
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (FIFA/RJ) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Cartões Amarelos: Edson Felipe (Atlético-GO)

Gols: Jorginho, aos 22 minutos do primeiro tempo; Léo Pereira, aos 41 minutos do segundo tempo.

ATLÉTICO-GO: Ronaldo; Dudu (Hayner), Wanderson, Edson Felipe e Jefferson; Gabriel Baralhas, Marlon Freitas, Wellington Rato (Léo Pereira) e Jorginho (Shaylon); Peglow (Airton) e Ricardinho (Luiz Fernando). Técnico: Jorginho

CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Rafael Ramos), Gil, Raul Gustavo (Balbuena) e Lucas Piton; Cantillo (Fausto Vera), Du Queiroz (Giuliano) e Maycon; Willian, Róger Guedes (Adson) e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira