Topo

Fàbregas explica por que jogou fatia de pizza em Ferguson após clássico

Cesc Fàbregas, ex-jogador do Arsenal, em ação contra o Manchester United - Nick Potts/Getty
Cesc Fàbregas, ex-jogador do Arsenal, em ação contra o Manchester United Imagem: Nick Potts/Getty

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

12/08/2022 15h01

O meio-campista Cesc Fàbregas contou por que, há 18 anos, jogou uma fatia de pizza em Sir Alex Ferguson após o clássico entre Arsenal e Manchester United. Na ocasião, em 2004, os Red Devils venceram o duelo por 2 a 0 e encerraram uma sequência de 49 jogos de invencibilidade do adversário. Depois do apito final, uma confusão fez com que aquela partida ficasse conhecida como 'Batalha do Buffet'.

Em conversa com a 'ITV Sport', o espanhol admitiu que jogou o alimento por não ter coragem de entrar na confusão que estava acontecendo no túnel do vestiário. Ele também revelou que não sabia que tinha atingido o treinador e ídolo do United.

"Estávamos há 49 jogos sem perder. Eles eram muito competitivos, mas muito espertos", introduziu Fàbregas. "Eu estava pilhado também, muito frustrado por ter perdido", acrescentou.

"Eu só fui rapidamente para o vestiário e tinha comida lá, estava morrendo de fome. Peguei uma fatia de pizza e começamos a ouvir barulhos, a ver jogadores e Wenger [na confusão]. A primeira coisa que me deu na cabeça foi jogar a pizza porque eu não tinha força nem coragem para entrar naquela briga", assumiu o jogador.

"Eles eram monstros, eram caras muito grandes", continuou, sobre os jogadores adversários. "E, aparentemente, atingiu Ferguson", concluiu.

De acordo com a imprensa britânica, a briga começou depois que Wenger, então técnico dos Gunners, começou a trocar críticas e palavras acaloradas com jogadores da equipe adversária. Foi esse o contexto do gesto de Fàbregas, que acabou marcando a partida.

Aos 35 anos, o jogador foi anunciado neste mês como o novo reforço do Como, da segunda divisão italiana. Revelado pelo Barça, ele fez história pelo Arsenal e também defendeu Chelsea e Monaco durante a carreira.