Topo

OPINIÃO

Colunistas: Flamengo de Dorival Júnior já é o melhor desde Jorge Jesus?

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

03/08/2022 11h17

Jorge Jesus deixou o Flamengo em julho de 2020. Desde então, cinco técnicos —incluindo o atual, Dorival Júnior— ocuparam o cargo no Rubro-negro: Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho e Paulo Sousa, demitido no começo de junho após duas derrotas consecutivas no Brasileirão.

Irregular no início do ano, o Flamengo ganhou uma nova cara com Dorival Júnior. Além de seguir vivo na Libertadores e na Copa do Brasil, o time carioca saiu de um 14º lugar no Brasileirão para ocupar hoje a quinta posição da tabela, a nove pontos do líder Palmeiras.

Na noite de ontem (2), o Rubro-negro se impôs em plena Neo Química Arena, fez 2 a 0 no Corinthians e ficou mais perto das semifinais do torneio continental.

Se pegarmos um recorte dos últimos 12 jogos, o Flamengo soma dez vitórias, um empate e apenas uma derrota, justamente para o Corinthians, adversário de ontem (2), mas em duelo válido pelo Campeonato Brasileiro.

A boa fase do Flamengo de Dorival foi o tema abordado pelo UOL Esporte com os seus colunistas, que responderam à seguinte pergunta: o Flamengo de Dorival Júnior já é o melhor desde Jorge Jesus? Confira as respostas:

Sim, mas calma. Ele arrumou a equipe e está aproveitando o talento que os demais desperdiçaram. Conseguiu isso rapidamente, o que é fundamental para o sucesso no Brasil. Resta ver se os bons resultados vão se sustentar e render títulos ao Flamengo.
ALICIA KLEIN

É. Mas ano passado era essa a discussão sobre o time do Renato Gaúcho durante aquele período de goleadas, muitas delas aleatórias e ilusórias. Precisa consolidar com alguma conquista relevante, como fez com Rogério Ceni, mesmo com sofrimento na última rodada.
ANDRÉ ROCHA

É o que apresenta o melhor futebol, mas por um período muito pequeno para conclusões. Renato Gaúcho também teve bons momentos, mas não conseguiu manter, especialmente quando o time foi mais exigido.
DANILO LAVIERI

Sem dúvida!
JUCA KFOURI

Sim. Dorival parece ter o elenco sob controle, fundamental quando se tem um grupo estrelado e algo que os treinadores pós-Jesus não conseguiram. E fez ajustes importantes no time, como colocar Pedro e Gabigol juntos e deixar Arrascaeta mais solto.
MARCEL RIZZO

Sim, de longe é o melhor. Conseguiu colocar Gabigol e Pedro juntos, o que parecia uma heresia para muitos. E Arrascaeta está com mais liberdade.
MENON

Dorival teve a inteligência e a maturidade de perceber que, com um elenco como esse, não é preciso ser autoral, querer deixar sua assinatura via invenções e inovações. Basta ser maestro e deixar os músicos fazerem o que sabem fazer de melhor. Basta fazer o simples e tirar de cada jogador o que ele tem de mais qualificado. Basta imprimir intensidade. Me impressiona o que o time está correndo e se movimentando durante os 90 minutos. Dá pra perceber que Dorival faz uso do modelo deixado por Jesus e, ao não tentar impor qualquer ideia inusitada, reacende a chama. Então a resposta é sim.
MILLY LACOMBE

Empata com o injustiçado Rogério Ceni, que ganhou o Brasileirão de 2020. Dorival não inventa moda e coloca em campo o que tem de melhor. Simples! Ele tem dado um tapa na cara daqueles que acham que só treinador estrangeiro presta.
MILTON NEVES

Sim. Em pouco tempo, Dorival já conseguiu explorar quase todo potencial do elenco.
PERRONE

Sem dúvida. O Flamengo de Dorival é um time bem ajustado e que sabe exatamente o que fazer em campo, algo que com Domènec, Ceni, Renato e, principalmente, com o catastrófico Paulo Sousa jamais aconteceu. Dorival conseguiu ainda juntar Pedro e Gabigol e deu a Arrascaeta uma liberdade que ele só teve com Jesus. Evidentemente, ainda não é uma equipe que desfila em campo, com soluções inovadoras e surpreendentes, como em 2019. Mas é um time que devolveu aos rubro-negros o prazer de vê-lo jogar e o direito de sonhar com grandes títulos.
RENATO MAURÍCIO PRADO

Ainda não. O Flamengo de Renato Gaúcho de 2021 teve um início mais fulminante, com goleadas imponentes. Se vencer algum título, Dorival será melhor.
RODOLFO RODRIGUES

Acho dois meses e menos de 20 jogos um período inconclusivo para algo tão significativo. Sem dúvidas é o treinador que faz o melhor trabalho depois de Jesus, mas o time ainda precisa de regularidade num período maior que o atual para se estabelecer com esse "título".
RODRIGO COUTINHO

Sim. Dorival Júnior, que não é o Rinus Michel nem o Messias encarnado, tem o adorável mérito de não fazer palhaçada, invenção e de não criar atritos com os jogadores. A obviedade e a simplicidade são subvalorizadas, mas são coisas lindas. Duvido, por exemplo, que Dorival cometeria a insanidade de escalar Cantillo de 5 ou de deixar Fábio Santos no banco de Piton. Em tempo: tem algum tarado pela continuidade, que gritava por mais tempo para o perdidaço antecessor, com saudade do pós-moderno Paulo Sousa? Viva a memória!
VITOR GUEDES