Topo

Renato Mauricio Prado

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Arrascaeta demoliu castelo de cartas do Corinthians

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O treinador português Vítor Pereira fez o que pode. Apertou a saída de bola do Flamengo e amarrou o meio-campo e o ataque do adversário, com uma marcação encaixada, que dificultou muito suas ações no primeiro tempo. Acabou batido, porém, nos 45 minutos iniciais, com um gol genial de Arrascaeta. Acontece quando se enfrenta craques desse quilate.

A partir daí, seu castelo de cartas começou a ruir. Ainda mais quando, após o intervalo, tentou tornar o Corinthians mais ofensivo, buscando o empate, e deu espaços para que Gabriel voltasse a ser Gabigol (não marcava há seis jogos), com um chute perfeito, de curva, no canto de Cássio.

Daí em diante, como gostam de dizer os narradores do UFC, se tornou um passageiro da agonia. E só não foi goleado, em plena Neo Química Arena, porque Cássio fez grandes defesas e Cebolinha e Victor Hugo perderam gols feitos, no finalzinho da partida. Foi um baile. Que muito dificilmente será revertido, na próxima terça-feira, no jogo de volta, no Maracanã.

Vamos falar francamente? A diferença técnica entre os dois elencos é gigantesca. Mesmo que estivesse com todos os seus contundidos disponíveis (William, Renato Augusto, Paulinho etc.) o Corinthians não se equipararia a um grupo fortíssimo que se dá ao luxo de ter entre seus reservas jogadores do quilate de Arturo Vidal, Cebolinha e a jovem promessa Matheus França (sem falar em Pulgar, Varela e outros que ainda podem chegar, como Oscar).

Tão impressionante quanto a evolução da equipe de Dorival (que belíssimo trabalho em apenas dois meses!) é ratificar a assustadora incompetência de seu antecessor, que perdeu um tetra estadual dos mais fáceis e deixou o time à beira da zona do rebaixamento no Brasileiro. Paulo Sousa foi, sem dúvida, um dos piores treinadores rubro-negros de todos os tempos.

Com Dorival, o Flamengo, enfim, recuperou um futebol à altura dos jogadores que possui. Melhoraram, absurdamente, a disposição tática, a forma física e, consequentemente, o desempenho técnico. Acho muito difícil que ganhe tudo, como sonha a torcida. Mas jogando assim, é fortíssimo candidato na Libertadores e na Copa do Brasil.

O Brasileiro ficou muito difícil, por culpa de Landim, Braz e Spindel, que demoraram tanto a demitir o péssimo treinador que contrataram no início da temporada. O Flamengo joga atualmente o melhor futebol desde a saída de Jorge Jesus. E isso, decididamente, não é pouco.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado no texto, o chute de Arrascaeta no primeiro gol do Flamengo foi com a perna direita, e não com a esquerda. O erro foi corrigido.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL