Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

VP, Cantillo (que nao é volante!) e Duilio classificam o Flamengo!

Colunista do UOL

02/08/2022 23h23Atualizada em 02/08/2022 23h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Arrascaeta e Gabigol assinaram os belos gols, Dorival Júnior escalou o Flamengo sem palhaçada e todo o forte time rubro-negro tem méritos, mas a vitória por 2 a 0, que transforma a volta no Maracanã em um jogo-treino protocolar, não seria possível se não fossem os erros absurdos e inacreditáveis do técnico Vítor Pereira, de Cantillo (que não é, nunca foi nem nunca será volante) e do presidente Duilio Monteiro Alves.

Flamengo está na semifinal da Copa Libertadores! E, quando mais precisou, o caro, envelhecido, desequilibrado e mal montado elenco corinthiano caiu sem Renato Augusto, Willian, Maycon e Paulinho. E Róger Guedes e Giuliano, outras estrelas contratadas, entraram só no segundo tempo!

Prejudicado absurdamente pela sua diretoria (que, de forma inacreditável e nada inteligente cedeu 4 mil ingressos à torcida do Flamengo quando tinha obrigação da metade, tirando 2 mil fieis de trás do gol Sul, num dos acordos mais imbecis e lesivos dos últimos tempos), Vítor Pereira brincou de fazer bobagem e armou o Corinthians com Piton no lugar de Fábio Santos (é o armagedon) na lateral esquerda e optando por Canitllo (é o apocalipse now redux coming soon!) como primeiro volante atrás de Du Queiroz e Maycon. Gil, o herói da classificação na Bombonera, também foi sacado.

No Flamengo, Dorival Júnior não surpreendeu e veio no 4-4-2 losango. Ah, como é bom técnico que faz o óbvio e não inventa, né? Ou tem algum rubro-negro com saudade das experiências de Paulo Pardal Sousa? A verdade é que o Flamengo venceu bem sem fazer força, com constrangedora naturalidade e facilidade.

Maycon, a única reserva técnica corinthiana escalada, ficou em campo 17 minutos e, após entrada faltosa do amarelado Thiago Gomes, deu lugar a Fausto. Nem assim, VP corrigiu a insana estratégia de deixar Cantillo, que não marca nem a própria sombra, de 5, como o principal responsável em proteger a entrada da área.

E, chance do Corinthians com Mosquito aqui, resposta rubro-negra com Pedro ali, o jogo caminhava para o 0 a 0 até que Cantillo, que já tinha amarelo porque não sabe marcar, foi fazer graça na entrada da área em vez de isolar, errar e a bola, após bater no braço de João Gomes, se oferecer a Arrascaeta: 1 a 0. A vantagem rubro-negra na etapa inicial é, pois, fruto da burra e sem cabimento escalação de Cantillo de 5.

Só depois de jogar o primeiro tempo no lixo e dar a vantagem para o Flamengo, VP voltou sem Cantillo (sempre foi óbvio que era uma aberração completa escalar ele de 5 para marcar Arrascaeta), mas também sacou Adson e veio com Róger Guedes. Ora, não era ele mesmo que disse que Yuri Alberto não podia jogar com Róger Guedes? Com os dois em campo e nenhum deles marcando Rodinei, a bola chegou para Gabigol ampliar. E Fábio Santos, que marca 818 vezes e meia melhor que Piton, vendo tudo isso do banco...

E o Corinthians, com Róger Guedes de 9 e Yuri Alberto na ponta, quando é mais que óbvio que o correto seria o oposto, não criou nada! VP teve uma noite que Afrânio Riul assinaria!

Agora, na próxima terça, no Maracanã, 4 mil (em vez de a metade) corinthianos verão a festa da classificação flamenguista. É ou não é coisa de gênio?

Parabéns, Flamengo, que agora espera Vélez Sarsfield ou Talleres na semifinal.

A análise completa de Corinthians x Flamengo e as notas dos atletas corinthianos e do técnico VP você confere, com Ricardo Perrone e eu, na Live do Corinthians no UOL Esporte.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.