Topo

Inglaterra vence Alemanha na prorrogação e conquista primeira Euro Feminina

Chloe Kelly celebra o gol que deu o título da Euro para a Inglaterra - FRANCK FIFE/AFP
Chloe Kelly celebra o gol que deu o título da Euro para a Inglaterra Imagem: FRANCK FIFE/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/07/2022 15h34

A Inglaterra fez valer o apoio da torcida que lotou o estádio de Wembley e conquistou a Eurocopa Feminina pela primeira vez na história. Superior no confronto, a equipe venceu na prorrogação, por 2 a 1, na tarde de hoje (31). Toone marcou um golaço no tempo normal e Kelly fez o decisivo na prorrogação.

O apoio da torcida empurrou as inglesas, que produziram mais no primeiro tempo, principalmente nas bolas aéreas. A Alemanha voltou melhor do intervalo, mas a técnica Sarina Wiegman mudou o time e colocou Toone, que avançou em velocidade entre a zaga e tocou por cobertura na saída da goleira para abrir o marcador. Martina Voss-Tecklenburg, treinadora da Alemanha, também brilhou. Tabea Wassmuth, que entrou no segundo tempo, deu o passe para Magull deixar tudo igual aos 33'.

A igualdade levou a partida para a prorrogação e a Inglaterra conseguiu a vitória na bola aérea. A alternativa que vinha sendo buscada desde o início de jogo deu resultado. Após cobrança de escanteio, a bola ficou no bate e rebate dentro da área até Kelly, que também iniciou o duelo no banco, colocar o pé na bola e fazer o gol do título inglês, aos 5' da segunda etapa da prorrogação.

O título inédito acontece na segunda vez que a Inglaterra é sede da competição. Da outra vez que sediou o torneio, em 2005, a equipe da Terra da Rainha havia caído ainda na primeira fase.

Conquista inédita

A Inglaterra conquista seu primeiro título. Anteriormente, a seleção havia chegado em apenas duas decisões, sendo vice em ambas. Na edição de 1984, perdeu para a Suécia nos pênaltis. Já em 2009 a algoz foi justamente a Alemanha, que goleou por 6 a 2.

Já a Alemanha passa duas edições sem ser campeã. A equipe venceu oito das 13 edições disputadas até aqui. Além dessa, só não saiu ganhadora nas duas primeiras edições (1984 e 1986), a de 1993 e a última. Esta também é a primeira ocasião em que elas chegam na final e não ficam com a taça.

Público recorde

Final da Euro Feminina tem recorde de público - FRANCK FIFE/AFP - FRANCK FIFE/AFP
Final da Euro Feminina tem recorde de público
Imagem: FRANCK FIFE/AFP

87.192 pessoas compareceram ao Wembley e garantiram o recorde de público da história em finais da Eurocopa, seja entre homens ou entre mulheres.

Bombardeio aéreo

Final da Euro feminina entre Inglaterra e Alemanha - Divulgação/Uefa Euro Feminina - Divulgação/Uefa Euro Feminina
Final da Euro feminina entre Inglaterra e Alemanha
Imagem: Divulgação/Uefa Euro Feminina

A Inglaterra iniciou a partida com muita velocidade, pressionando e apostando, principalmente, na jogada aérea. Bronze era a jogadora mais buscada na área e conseguiu boas finalizações de cabeça. White, aos 3', também conseguiu levar perigo para Frohms, que estava bem posicionada e fez a defesa.

Jogo cai de ritmo

Bem fechada, a Alemanha conseguiu, aos poucos, neutralizar a adversária equilibrar as ações na partida. A metade final da primeira etapa foi bem disputada, porém com poucas chances claras de gol.

Alemanha volta melhor

De dentro da área, Magull teve uma grande chance para abrir o placar aos 4' do segundo tempo. Contudo, a meio-campista acabou pegando mal na bola e ela foi para fora, tirando tinta da trave. Jogando contra a torcida, as germânicas aproveitaram a volta do intervalo e, com a saída de Brand para a entrada de Wassmuth, cresceram no duelo.

A técnica Sarina Wiegman percebeu a melhora alemã e, com dez minutos, fez duas mudanças na equipe da Rainha, colocando Toone e Russo nas vagas de Kirby e White.

Trocas dão certo e Inglaterra abre o placar

Gol da Inglaterra sobre a Alemanha na final da Euro Feminina - Divulgação/Uefa Euro Feminina - Divulgação/Uefa Euro Feminina
Gol da Inglaterra sobre a Alemanha na final da Euro Feminina
Imagem: Divulgação/Uefa Euro Feminina

As mudanças de Sarina foram efetivas e, aos 17' da etapa final, a Inglaterra marcou um golaço com Toone. Ela recebeu entre as zagueiras, avançou em velocidade e deu um toque por cima, encobrindo a goleira, para balançar a rede em Wembley.

Alemanha se lança ao ataque e empata

Atrás do marcador, as germânicas foram para frente e Magull acertou o travessão aos 20'. No rebote, Schüller tinha o gol aberto, mas bateu fraco e a goleira Earps se recuperou e segurou firme.

Persistente, a Alemanha seguiu insistindo até buscar o empate com Magull, aos 33'. De surpresa, ela apareceu após assistência de Tabea Wassmuth e mandou de pé esquerdo para o gol.

Final tenso

O gol deixou os minutos finais do confronto bem tensos. A torcida britânica oscilou entre momentos de silêncio e gritaria, tentando empurrar a equipe que jogava em casa, porém era pressionada.

Pouca ação no primeiro tempo da prorrogação

Sem Magull, que saiu no fim do tempo normal, a Alemanha perdeu sua criatividade. A Inglaterra, mais cansada em campo, passou a cometer mais faltas também. Com isso, o confronto ficou bem disputado, entretanto sem lances de perigo.

Inglaterra vence no segundo

Gol de Kelly deu título da Eurocopa para a Inglaterra - LINDSEY PARNABY/AFP - LINDSEY PARNABY/AFP
Gol de Kelly deu título da Eurocopa para a Inglaterra
Imagem: LINDSEY PARNABY/AFP

Após cobrança de escanteio da direita, a bola ficou quicando dentro da área esperando alguém chutar. Kelly foi mais esperta que a zaga e mandou de pé direito para gol, fazendo Wembley explodir. A enorme comemoração ainda rendeu um amarelo para a jogadora, que tirou a camisa para festejar.

Baixa no aquecimento

A Alemanha tinha Alexandra Popp como uma das destaques da equipe para a decisão. No entanto, a atacante sentiu no aquecimento e começou no banco de reservas, dando a vaga para Schüller.

FICHA TÉCNICA:

INGLATERRA 2 x 1 ALEMANHA
Competição:
Eurocopa Feminina - Final
Data: 31 de julho de 2022, domingo
Horário: 13h (de Brasília)
Local: Estádio de Wembley, em Londres (ING)
Árbitra: Kateryna Monzul (UCR)
Assistentes: Maryna Striletska (UCR) e Paulina Baranowska (POL)
VAR: Paolo Valeri (ITA)
Gol: Toone, aos 17'/2ºT (ING); Magull, aos 33'/2ºT (ALE); Kelly, aos 5'/2ºP (ING)
Cartões amarelos: Stanway, White, Russo, Kelly (ING); Rauch, Oberdorf Schüller (ALE)

INGLATERRA: Mary Earps; Lucy Bronze, Millie Bright, Leah Willimson e Rachel Daly (Alex Greenwood); Georgia Stanway (Jill Scott), Keira Walsh e Fran Kirby (Toone); Beth Mead (Chloe Kelly), Lauren Hemp (Nikita Parris) e Ellen White (Russo). Técnica: Sarina Wiegman.

ALEMANHA: Merle Frohms; Giulia Gwinn, Katrin Hendrich (Sara Doorsoun), Marina Hegering e Felicitas Rauch (Lena Lattwein); Lena Oderborf, Lina Magull (Linda Dallmann) e Sara Därbritz (Sydney Lohmann); Svenja Huth, Jule Brand (Tabea Wassmuth) e Schüller (Nicole Anyomi). Técnico: Martina Voss-Tecklenburg.