Topo

Do banco ao gol de calcanhar; inglesa vira heroína e é comparada a Messi

Alessia Russo marcou um gol de calcanhar diante da Suécia - Divulgação
Alessia Russo marcou um gol de calcanhar diante da Suécia Imagem: Divulgação

Renan Liskai

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/07/2022 09h02

Na última terça-feira (26), a Inglaterra garantiu sua vaga na final da Eurocopa Feminina de 2022 com uma vitória por 4 a 0 diante da Suécia. Entretanto, apesar da goleada, o grande destaque da partida foi o gol marcado por Alessia Russo. Após sair do banco, a jogadora aproveitou uma sobra na área e, de calcanhar, mandou a bola por entre as pernas da goleira adversária para anotar o terceiro tento inglês no jogo.

Com 23 anos, Alessia Russo é tratada como uma sensação pela torcida e tem encantado, inclusive, a família real. Na Inglaterra, a jogadora já leva apelidos como "Golden Girl", "Lady Messi" e "Lessi", com os dois últimos fazendo referência a Lionel Messi.

Mesmo começando todos os jogos desta edição da Eurocopa no banco de reservas, Alessia é a vice-artilheira da competição, somando quatro gols em cinco jogos. A inglesa fica atrás apenas da companheira de seleção Bethany Mead, que tem seis tentos até aqui.

A carreira como jogadora começou aos 10 anos, no Charlton Athletic. Depois de algum tempo, a jovem promessa chamou a atenção do Chelsea. Em 2017, Alessia Russo se mudou para os Estados Unidos e passou a jogar pelo North Carolina Tar Heels, time de futebol universitário no país.

Em 2020, por conta da pandemia, deixou os Estados Unidos e, pouco tempo depois, assinou com o Manchester United. Nos Red Devils, Russo conseguiu suas primeiras convocações para a seleção principal da Inglaterra e se tornou um nome frequente nas listas da técnica Sarina Wiegman.

Na sua conta do Instagram, Alessia alterna posts atuando em campo e fotos pessoais. Os cliques solo rendem à jogador o status de musa, arrancando elogios dos seguidores.