Topo

Palmeiras

Palmeiras: Endrick tem desafio 'mais difícil' do Brasil por chance com Abel

Endrick assina seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras - Reprodução/Twitter
Endrick assina seu primeiro contrato profissional com o Palmeiras Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em Santos (SP)

22/07/2022 04h00

O desempenho de um atacante depende muito mais do que somente o número de vezes que balança as redes. Ainda assim, para obter verdadeiro destaque no mundo do futebol atuando nessa posição, é preciso marcar gols. E é isso que o jovem Endrick, de 16 anos recém completados, precisará fazer durante os treinamentos contra nomes como Gustavo Gómez, Murilo e Luan.

A revelação do Palmeiras assinou seu primeiro contrato profissional, ontem (21), e será integrado aos treinos do elenco profissional do Verdão. Cobiçado por gigantes europeus e visto como um fenômeno nas categorias de base, Endrick terá que provar seu valor enfrentando a melhor defesa do Brasil, que sofreu apenas 12 gols em 18 jogos do Brasileirão.

O jovem não será parte integrante do elenco profissional neste início, mas sim fará parte dos cerca de 15 jogadores das categorias de base que costumam completar treinos do time de cima. O desafio para Endrick será se destacar nesses trabalhos para galgar espaço e ganhar a sonhada chance com Abel Ferreira.

"É ele que vai decidir [quando vai jogar] pela forma como vai se integrar e treinar. Ele está lesionado. O que acontece com muita frequência até no sub-20. Nas próximas quatro semanas está fora [por lesão]. Não é por ser da base que tem direito, é mérito crescer. Jogadores jogam por mérito. Temos 32 jogadores e da base treinam com a gente 15. O Palmeiras antes de eu chegar traçou uma linha. Temos que desenvolver nossos jogadores, não podemos pagar 20, 30 (milhões de euros). É uma filosofia do clube. O Endrick vem nisso. Tem arrebentado na base. Vamos ver como se sai com zagueiros como Gómez, Murilo, Luan... O opositor também aumenta conforme subimos o nível. Se chegar aqui no principal e fazer o que fazia na base, vai jogar como jogam os outros. Não sou eu que faço a diferença, eles é que tem que fazer. Se mostrar que pode competir com os outros, vai jogar. Se não, vamos dar tempo para se desenvolver", disse Abel, em entrevista coletiva após a vitória sobre o América-MG.

O português costuma ser extremamente criterioso para dar chance a jovens valores, sobretudo alguém com somente 16 anos. Pesa também o fato de que Abel tem dois novos centroavantes que estrearam ontem: Miguel Merentiel e Flaco López. Se Endrick está fora por um mês, os dois são o foco dos trabalhos de adaptação do português neste momento.

O Verdão volta a campo neste domingo (24), às 16h, quando recebe o Internacional, no Allianz Parque, em jogo válido pela 19ª rodada do Brasileirão.

Palmeiras