Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Quais os planos do Palmeiras para Endrick, que assina contrato profissional

Endrick comemora gol marcado pelo Palmeiras diante do Sport na Copa do Brasil sub-17 - Rafael Vieira/AGIF
Endrick comemora gol marcado pelo Palmeiras diante do Sport na Copa do Brasil sub-17 Imagem: Rafael Vieira/AGIF

Colunista do UOL

21/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Endrick pode falar a partir de hoje (21) que é atleta profissional com o Palmeiras. Com 16 anos, ele oficializa o vínculo com o Alviverde pelos próximos três anos e uma multa rescisória que supera os R$ 330 milhões. Campeão de quase tudo o que disputou na base em todas as categorias, ele ainda não será visto com frequência nos jogos do time principal.

O atacante continuará treinando cada vez mais sob o comando de Abel Ferreira, mas continuará disponível para o rodízio para os jogos do sub-20, coisa que vários atletas das categorias de base fazem. Para não perder totalmente o ritmo, vários deles como Gabriel Silva, por exemplo, disputam campeonatos de base entre um jogo e outro do profissional.

A tendência é que ele comece a ser relacionado para algumas partidas dependendo da disponibilidade do restante do elenco e da importância das partidas e aí entra no que diretoria e comissão definem como "selva".

A expressão significa que se ele receber as chances por ter bons treinos e aí aproveitar os minutos dados, é impossível que ele não tenha cada vez mais oportunidades entre os adultos. Há, no entanto, uma preocupação com a expectativa gerada em cima dele e do que ele pode realmente fazer em campeonatos profissionais.

Endrick foi usado como um dos exemplos na hora de explicar que o ataque do Palmeiras tem alternativas mesmo com a saída de Veron. Ele está claramente na pauta de comissão e diretoria, mas pode não ser usado na velocidade esperada pela torcida.

Palmeiras e estafe do jogador já acertaram há mais de dois meses todos os detalhes deste novo vínculo. O processo, por enquanto, é elogiado pelas duas partes.

Endrick tem 16 anos, já chegou perto dos 100 gols marcados e conta com uma equipe que o ajuda em questões econômicas, de imagem e de saúde, para além do que é oferecido pelo Palmeiras. Ainda antes de estrear, ele já causa disputa entre fornecedores de materiais esportivos.

"Aqui no Brasil, temos um mercado com enorme potencial para os atletas, mas isso não acontece da maneira ideal em função de inúmeros fatores. Não se trata apenas de trabalhar o que ocorre dentro do campo, é preciso aperfeiçoar e projetar a imagem do profissional, e isso se faz através de um plano estratégico de carreira e imagem. Dentro de todos esses fatores, acreditamos muito na parceria com o Endrick, pois ele possui um potencial enorme dentro e fora do campo", explicou Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports & Marketing, a agência responsável por contratos comerciais e de imagem do atacante.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok