Topo

Vasco

777 promete Vasco protagonista do grupo e 'flagship' na América do Sul

Sócio da 777 Partners, Josh Wander enviou depoimento garantindo um Vasco "bem-sucedido por muitos anos" - Reprodução / Vídeo divulgado pelo Vasco
Sócio da 777 Partners, Josh Wander enviou depoimento garantindo um Vasco 'bem-sucedido por muitos anos' Imagem: Reprodução / Vídeo divulgado pelo Vasco

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/07/2022 21h40

O Conselho Deliberativo do Vasco se reuniu na noite de hoje (7) para conhecer detalhes da proposta vinculante da 777 Partners, empresa que deseja comprar 70% da SAF do clube. A sessão aconteceu de maneira híbrida e dois dos principais executivos da holding norte-americana participaram: o diretor Juan Arciniegas, remotamente, e o sócio-fundador, Josh Wander, em vídeo gravado. Nos slides, a companhia prometeu que o clube será "protagonista do grupo e flagship [carro-chefe] na América do Sul".

Quem representou a 777 Partners nas apresentações dos detalhes do acordo foi Danilo Caixeiro, sócio-fundador da Matix Advisors, consultoria que intermediou o acordo entre o Vasco e a empresa. O executivo fez questão de ratificar o investimento que será feito, rebatendo teorias de que os R$ 700 milhões seriam oriundos de recursos advindos do próprio clube:

"Quando se fala de aporte, estamos falando, de fato, de um aporte. Serão aportados R$ 700 milhões nos próximos três anos e isso é dinheiro externo entrando na SAF, saindo da conta da 777 e entrando na conta da SAF do Vasco".

Em seu depoimento gravado e legendo, o americano Josh Wander iniciou agradecendo pela oportunidade, se disse ansioso pela parceria e ressaltou a rica história do clube.

"Como vocês sabem, estamos ansiosos para nos tornarmos parceiros de vocês nesse projeto. Gostaria de agradecer essa oportunidade de compartilhar a nossa visão e um futuro brilhante para o Vasco que podemos construir juntos. Esse clube tem torcedores incrivelmente apaixonados e uma história linda. Um clube que lutou contra o racismo e promove direitos iguais no Brasil. Tudo sobre o Vasco nos inspira aqui na 777. Nós estamos orgulhosos e honrados em nos tornar parte dessa rica história", disse.

Em seguida, Wander destacou os investimentos já feitos pelo "777 Football Group", como é chamado o braço da empresa para o futebol. E enfatizou que as tradições de todos eles serão respeitadas:

"Vocês já devem ter escutado sobre os negócios no futebol que estamos construindo na 777. Sabem que temos times na Itália, França, Bélgica e Espanha, e provavelmente teremos muito mais no futuro. Em cada caso, nossa prioridade é cuidadosamente respeitar a história, o legado e as tradições que tornam cada clube especial para seus fãs e a comunidade que o cercam".

O sócio-fundador da 777 Partners prometeu que com o Vasco não será diferente e que todas as ferramentas serão utilizadas para o clube voltar a ser protagonista no continente.

"Eu estou aqui para prometer a vocês que será da mesma forma com o Vasco. Nosso principal objetivo é preservar a história e identidade do Vasco enquanto asseguramos que o clube terá todas as ferramentas e estrutura para ser bem-sucedido tanto dentro quanto fora de campo por muitos anos. Nós queremos trazer o Vasco de volta para onde ele pertence, um dos clubes mais importantes no Brasil, América do Sul e de todo mundo", disse, complementando:

"Nós sabemos o quanto cada um de vocês se importa com o clube e seu futuro, e é por isso que queremos trabalhar juntos para crescer em uma base sólida o que vocês e outros criaram ao longo dos anos. Estou ansioso para encontrar todos vocês em poucas semanas e, nesse meio tempo, nosso time irá passar os detalhes da nossa visão. Obrigado e vejo vocês em breve em Sâo Januário".

Integrantes da mesa do Conselho Deliberativo do Vasco durante sessão de apresentação da proposta da 777 - Bruno Braz / UOL Esporte - Bruno Braz / UOL Esporte
Integrantes da mesa do Conselho Deliberativo do Vasco durante sessão de apresentação da proposta da 777
Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Após as apresentações, alguns conselheiros pediram a palavra e apontaram questionamentos que, em suas avaliações, ainda estão obscuros sobre a parceria. De um modo geral, houve um pedido de que mais detalhes sejam revelados sobre o acordo.

Mais cedo, uma comissão da Alerj ingressou com ação na Justiça exigindo que o contrato seja integralmente revelado. Presidente do Conselho Deliberativo do Vasco, Carlos Fonseca informou que consultou o jurídico do clube e que o mesmo garantiu que não havia nenhum impedimento legal para a realização da sessão.

Neste slide, 777 Partners apresenta um resumo dos termos negociados com o Vasco para a SAF - Reprodução / Vasco TV - Reprodução / Vasco TV
Neste slide, 777 Partners apresenta um resumo dos termos negociados com o Vasco para a SAF
Imagem: Reprodução / Vasco TV

Conclusão do slide da 777 Partners sobre os planos estratégicos da companhia para a SAF do Vasco - Reprodução / Vasco TV - Reprodução / Vasco TV
Conclusão do slide da 777 Partners sobre os planos estratégicos da companhia para a SAF do Vasco
Imagem: Reprodução / Vasco TV

777 apresenta três cenários para reforma de São Januário

Em um determinado momento da apresentação, a 777 Partners demonstrou interesse numa possível reforma de São Januário, embora isso não tenha sido acordado em contrato inicialmente com o Vasco. Na proposta vinculante, o estádio continuará sendo propriedade da associação, com a empresa pagando um aluguel.

No slide, a holding apresentou três possibilidades para tal reforma:

Neste slide, 777 Partners apresenta três cenários de uma possível reforma de São Januário - Reprodução / Vasco TV - Reprodução / Vasco TV
Neste slide, 777 Partners apresenta três cenários de uma possível reforma de São Januário
Imagem: Reprodução / Vasco TV

1) A associação faz a reforma ampla, continua com a propriedade e a 777 renegocia o aluguel.

2) A 777 paga pela reforma ampla. Se a associação e a empresa chegarem a um acordo, a propriedade passa a ser da SAF e a associação recebe valor em benfeitorias.

3) A 777 paga por reformas simples e nada do acordo inicial é alterado.

Todas as partes, no entanto, enfatizaram que uma possível reforma de São Januário precisará passar por todos os trâmites e burocracias tanto em termos legais quanto internos no clube.

Vasco