Topo

Botafogo

Botafogo vê média de público crescer e aposta em casa para retomar laço

Torcida do Botafogo durante partida contra o Juventude pelo Brasileirão 2022 - Thiago Ribeiro/AGIF
Torcida do Botafogo durante partida contra o Juventude pelo Brasileirão 2022 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

22/06/2022 04h00

A virada sobre o Internacional espantou, mesmo que momentaneamente, a crise que se avizinhava General Severiano e fez a torcida do Botafogo selar a paz com o time. Uma demonstração disso foi a grande procura por ingresso para o clássico com o Fluminense, domingo (26), no Nilton Santos, pelo Campeonato Brasileiro. Neste início de competição, inclusive, os jogos no estádio alvinegro têm números superiores aos do período de 2017 a 2019.

Com a era SAF, que trouxe reforços ao elenco, o clube viu o aumento na adesão ao programa de sócio-torcedor. E, até aqui, em seis jogos em casa no torneio, a média de público é de 26.022 torcedores.

Entre 2017 e 2019, última temporada completa com os estádios abertos, o Botafogo teve média de 12.600 pessoas por jogo como mandante.

Para Jorge Braga, CEO do Alvinegro, além da empolgação pela chegada de nomes conhecidos ao elenco, pesa também a reformulação feita no programa de sócios.

O dirigente recebeu alta hospitalar ontem (21). Nos últimos dias, ele esteve internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e passou por procedimento cirúrgico na mandíbula e nos seios da face. Posteriormente, acabou contraindo covid-19, e vai manter o tratamento e o isolamento em casa.

"Nesta temporada, 28% da nossa audiência no estádio vem dos sócios, grupo que tem um ticket médio de R$ 22, valor bem inferior ao que são praticados no futebol brasileiro. Além do desconto, os torcedores puderam perceber diversas mudanças nas experiências oferecidas, ações que nenhum dinheiro pode comprar, como viajar no avião da delegação e ter um lugar exclusivo dentro do ônibus oficial do Botafogo", disse.

O programa "Camisa 7" alcançou, recentemente, 40 mil inscritos, marca que era um dos objetivos da cúpula e que foi celebrada nas redes sociais do clube com o anúncio da contração do lateral esquerdo Fernando Marçal, que estava no Wolverhampton, da Inglaterra.

"É uma meta histórica, que nos deixa orgulhosos e mostra que temos potencial para expandir mais. De acordo com uma pesquisa de mapeamento feita pela [corretora] XP, temos a terceira maior torcida do Estado, isso também explica os números, pois a torcida também voltou a crescer. Temos um programa de experiências e relacionamento muito diferente do que vemos por aqui, que se limita a compra de cerveja e ingressos com valores reduzidos", explicou o CEO.

Jorge Braga salienta ainda que o fator casa pode ser um diferencial na campanha do Alvinegro, que passa por reformulação dentre e fora das quatro linhas. Ele lembra ainda o conceito implementado pelo técnico Luís Castro junto ao departamento de futebol.

"O Nilton Santos é um dos principais ativos da agremiação, com o triunfo de ser um estádio moderno. Precisamos da presença dos torcedores para conseguirmos atingir nossas metas esportivas. Os bons públicos refletem o conceito da Família Botafogo, lema que valoriza a união entre a torcida e todos os envolvidos na gestão do futebol profissional", acrescentou.

Problemas na compra

Ao longo do dia de ontem (21), muitos alvinegros relataram, através das redes sociais, diversos problemas para concluir a compra dos ingressos para o jogo de domingo. A "VoucherSeguro", empresa responsável pela comercialização dos bilhetes, se pronunciou no fim do dia, com um pedido de desculpas e afirmando que "todos os ingressos comprados que não aparecem no App estão sendo processados".

Público nos jogos do Botafogo pelo Brasileiro:

Botafogo 1 x 3 Corinthians - 36.898 presentes

Botafogo 1 x 1 Juventude - 34.734 presentes

Botafogo 3 x 1 Fortaleza - 23.616 presentes

Botafogo 1 x 2 Goiás - 30.954 presentes

Botafogo 0 x 1 Avaí - 12.627 presentes

Botafogo 1 x 0 São Paulo - 18.500 presentes

Botafogo