Topo

Grêmio

Como Lucas Leiva pode ser encaixar no Grêmio de Roger Machado

Lucas Leiva negocia com o Grêmio para voltar ao clube que o projetou - Marco Rosi/Getty Images
Lucas Leiva negocia com o Grêmio para voltar ao clube que o projetou Imagem: Marco Rosi/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

11/06/2022 04h00

Lucas Leiva tem negociação em andamento para retornar ao Grêmio. Enquanto a direção do clube diz que está 'namorando' com o jogador, o técnico Roger Machado começa a estudar maneiras de encaixar suas características no time.

Por isso, a reportagem do UOL Esporte resolveu explicar como o marcador poderá entrar na formação gremista, caso a negociação tenha um final feliz.

Um Lucas diferente

Para imaginar a utilização do volante de 35 anos na equipe, primeiro é necessário entender que suas características mudaram.

Lucas deixou o Grêmio na temporada 2007, após o vice-campeonato da Libertadores contra o Boca Juniors. A trajetória do meio-campista egresso da base gremista teve processo de amadurecimento exatamente na Série B de 2006. Ele esteve presente no episódio conhecido como 'Batalha dos Aflitos', quando o Tricolor conquistou o torneio num jogo épico.

O destino inicial foi o Liverpool, da Inglaterra, onde atuou por dez temporadas. Por lá, seu perfil como atleta foi bastante alterado. No Brasil, Lucas se acostumou a ser segundo volante, que saía bastante ao ataque. Jogou várias vezes adiantado, mais próximo do gol rival. Pelo Grêmio, por exemplo, marcou oito gols entre sua estreia no profissional e a negociação.

Já na Europa, Lucas virou um marcador mais posicionado e se acostumou a ser o 'cão de guarda' da linha de defensores. Aprimorou funções defensivas, como desarme e bola aérea e principalmente a capacidade de dar lançamentos.

O tempo chega...

Na Lazio, da Itália, desde a temporada 2017/2018, Lucas manteve sua postura mais recuada e perdeu um pouco a intensidade de jogo, algo natural com o passar do tempo. Passou a ser um jogador de posicionamento e controle de espaço, e são essas características que Roger Machado poderá aproveitar.

Mas sua última temporada mostra que, mesmo mais experiente, ele seguiu sendo importante para sua equipe. Foram 35 jogos pelo Campeonato Italiano — 45 na temporada — e uma assistência. Considerando estatísticas do site SofaScore, apenas do torneio nacional, ele começou como titular 19 vezes e teve média de 50 minutos em campo por jogo.

O mapa de calor, que mostra os locais de campo em que o atleta mais participa do jogo, médio da temporada evidencia participações nas duas intermediárias, tanto de ataque quanto de defesa. Porém, a predominância é defensiva.

Lucas teve percentual de acerto de passe igual ou superior a 90% em todos os espaços do campo. Teve 85% de percentual de acerto de lançamentos. Fez, em média, 0,8 interceptações e 1,6 desarmes por partida. Venceu 47% dos duelos pelo chão e 60% das disputas aéreas.

Um volante de controle

Na formação adotada pelo Grêmio hoje em dia, Lucas Leiva só poderá ocupar o lugar atualmente de Villasanti. Nos últimos jogos, quem atuou por ali foi Thiago Santos, uma vez que o paraguaio está com a seleção de seu país e deve voltar apenas para o compromisso seguinte pela Série B, contra o Sport.

Ali, poderia liberar o outro marcador central, normalmente Bitello, para avançar mais, já que costuma guardar mais sua posição na marcação.

Outro fator importante seria qualificar a bola longa e os passes no meio-campo. Com percentual alto de acerto, Lucas pode ser importante na manutenção da posse de bola do time gaúcho.

Por outro lado, o torcedor não deve esperar dele uma grande participação ofensiva, como tinha antes de deixar o clube. Isso o tempo lhe tirou.

Grêmio