Topo

Grêmio

Grêmio chega a quatro jogos sem sofrer gol e defesa vira ponto de partida

Kannemann voltou de lesão e tem ajudado Grêmio a não levar gols na Série B - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Kannemann voltou de lesão e tem ajudado Grêmio a não levar gols na Série B Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

09/06/2022 04h00

Três jogos depois, o ataque fez a diferença e o Grêmio encerrou o jejum de vitórias na Série B do Brasileiro. Mas o triunfo sobre o Novorizontino, pela 11ª rodada, também confirmou a fase defensiva do time de Roger Machado. Sem sofrer gols há quatro partidas, a equipe tem uma das melhores defesas do campeonato.

A defesa liderada por Geromel e Walter Kannemann é, sim, um ponto de partida para a luta gremista em busca de ascensão na Série B.

O gol mais recente sofrido pelo Grêmio foi diante do Ituano, em Itu. Desde então, Criciúma, Vila Nova, Vasco e Novorizontino não balançaram a rede gaúcha. Algo que tem sido raro mesmo.

Com quatro gols sofridos em 11 partidas, o Grêmio tem a melhor defesa da Série B ao lado de Cruzeiro. A boa fase do sistema de proteção ao gol vem desde antes da mudança na formação, que recentemente passou a ter três zagueiros.

"O nosso baixo percentual de gols também veio da linha de quatro. Com os três, aumentou segurança defensiva. O Kannemann deposita energia no jogo que contagia", disse Roger Machado, treinador do Grêmio, depois da partida de terça-feira (7), em Porto Alegre.

Liderança dos zagueiros

A dupla histórica Geromel e Kannemann dispensa apresentações, mas últimas semanas eles injetaram ânimo no vestiário.

"Nos últimos três jogos, a frase motivacional [usada com o elenco] é by Walter Kannemann. No jogo contra o Criciúma, em que ele não jogou, mas ele esteve no vestiário, ele falou: 'não somos cantores, atores, músicos. Somos jogadores de futebol. Somos pagos para correr até morrer e ganhar'. Isso resume a energia que ele deposita e que faz com que todo mundo se doe, corra até morrer para ganhar pelo clube que representa", afirmou Roger.

A visão do Grêmio é que a volta de Kannemann sacudiu o vestiário, reeditando a parceria com Geromel e ao lado de um terceiro integrante — Bruno Alves na maioria das vezes, mas com espaço para Rodrigues e até Natã.

O Grêmio volta a campo diante do Sport, segunda-feira (13), na Arena Pernambuco.

Grêmio