Topo

Liga das Nações - 2022/2023

Portugal vence República Tcheca em jogo com toque de City e CR7 agoniado

Bernardo Silva e Cancelo comemoram gol sobre a República Tcheca; jogadores do City brilharam na partida - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Bernardo Silva e Cancelo comemoram gol sobre a República Tcheca; jogadores do City brilharam na partida Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/06/2022 17h37

Classificação e Jogos

Atuando em seus domínios, a seleção de Portugal venceu a República Tcheca com tranquilidade e se isolou na liderança do Grupo 2 da Liga das Nações com sete pontos. A partida, disputada em Lisboa na tarde de hoje e válida pela 3ª rodada do torneio, acabou em 2 a 0.

O resultado foi construído com gols de João Cancelo e Gonçalo Guedes e teve participação direta de Bernardo Silva, autor de duas assistências. Cristiano Ronaldo, que havia balançado as redes duas vezes contra a Suíça na 2ª rodada, ficou no quase e chegou a levar um cartão amarelo.

Os tchecos, por outro lado, perderam a invencibilidade, estacionaram na tabela com quatro pontos e foram ultrapassados pela Espanha.

Cadê a eficiência?

Os mandantes chegaram a tomar um susto em chute de Lingr que foi para fora logo aos três minutos, mas controlaram a primeira parte do duelo, chegando a ficar com 70% de posse.

Depois de algumas tentativas pelo alto, a primeira grande chance saiu com Rúben Neves, que finalizou de fora da área e viu a bola passar ao lado da meta defendida por Stanek.

Aos 15 minutos, Cristiano Ronaldo apareceu pela primeira vez com perigo: o astro recebeu passe de Bernardo Silva e bateu para o gol, mas também errou o alvo. Oito minutos depois, ele teve nova tentativa —e novamente jogou para fora.

Cristiano Ronaldo teve oportunidades de abrir o placar, mas errou o alvo em duas oportunidades - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Cristiano Ronaldo teve oportunidades de abrir o placar, mas errou o alvo em duas oportunidades
Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Gol com DNA do City

Em meio à pressão, o gol português saiu aos 32 minutos —logo depois de os visitantes quase balançarem as redes após contra-ataque em lance que parou em Diogo Costa.

O marcador foi aberto após jogada protagonizada por dois atletas do Manchester City. O lateral Cancelo, já na ponta direita, acionou Bernardo Silva pelo corredor e disparou pela diagonal.

Esperto, o meia "chamou" a marcação e, com categoria acionou o companheiro. Já dentro da área, o camisa 20 carregou e estufou as redes de Stanek: 1 a 0.

João Cancelo abriu o placar para Portugal em chute forte ao gol da República Tcheca - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
João Cancelo abriu o placar para Portugal em chute forte ao gol da República Tcheca
Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Bernardo Silva brilha de novo

Cinco minutos depois, os mandantes ampliaram em lance que começou com Rúben Neves fazendo lindo lançamento de longa distância para Bernardo Silva.

Em novo passe milimétrico, o meia encontrou Gonçalo Guedes nas costas de Mateju: o atacante do Valencia bateu cruzado e cravou: 2 a 0.

Ainda teve tempo para Cristiano Ronaldo quase deixar o dele ainda na 1ª etapa: ele recebeu pelo lado da área e tentou encobrir Stanek, que conseguiu dar um tapa para escanteio.

Gonçalo Guedes recebeu lindo passe de Bernardo Silva e balançou as redes da República Tcheca ainda no 1° tempo - Carlos Rodrigues/Getty Images - Carlos Rodrigues/Getty Images
Gonçalo Guedes recebeu lindo passe de Bernardo Silva e balançou as redes da República Tcheca ainda no 1° tempo
Imagem: Carlos Rodrigues/Getty Images

Agoniado, CR7 toma cartão e se irrita

Conhecido pelos gols decisivos e pelos dribles, Cristiano Ronaldo protagonizou uma cena incomum para seu futebol no início do 2° tempo.

Ao tentar desarmar Jemelka, o atacante deu um carrinho perigoso e atingiu o tornozelo do zagueiro tcheco, que gritou de dor ao cair no gramado.

Rapidamente, a arbitragem assinalou a falta e aplicou cartão amarelo para CR7, que não concordou com a decisão.

Nitidamente agoniado por não receber a bola em condições de marcar, o atacante só conseguiu finalizar aos 25 minutos, mas parou em Stanek.

Cristiano Ronaldo levou cartão amarelo após falta dura cometida em cima de Jemelka - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Cristiano Ronaldo levou cartão amarelo após falta dura cometida em cima de Jemelka
Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Tranquilidade portuguesa

Com o placar ligeiramente confortável, a seleção portuguesa optou por diminuir o ritmo e valorizar a posse de bola. Enquanto isso, a República Tcheca, ainda fechada para evitar o pior, arriscou alguns contra-ataques para diminuir.

As tentativas de diminuir saíram com Jurecka, em lance de velocidade, e Sadilek, após toque curto de escanteio. Ambos tentaram, sem sucesso, assustar o goleiro Diogo Costa.

Vlkanova, em erro de saída de bola portuguesa já na casa dos 40 minutos, desperdiçou a chance do 1° gol tcheco e desanimou de vez a equipe visitante até o apito final.

Sadilek, meio-campista da República Tcheca, lamenta chance perdida no jogo contra Portugal - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Sadilek, meio-campista da República Tcheca, lamenta chance perdida no jogo contra Portugal
Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Ficha técnica: Portugal 2x0 República Tcheca

Torneio: Liga das Nações

Data: 9 de junho de 2022

Local: Estádio José Alvalade, em Lisboa (Portugal)

Horário: 15h45 (de Brasília)

Gols: Cancelo (32 min do 1° tempo) e Gonçalo Guedes (37 min do 1° tempo)

Portugal: Diogo Costa; Cancelo, Pepe, Danilo Pereira e Raphael Guerreiro; Ruben Neves (João Moutinho), William Carvalho (Bruno Fernandes) e Bernardo Silva (Vitinha); Gonçalo Guedes (João Palhinha), Diogo Jota (Rafael Leão) e Cristiano. Técnico: Fernando Santos

República Tcheca: Stanek; Zima, Brabec e Mateju (Kral); Coufal, Soucek, Sadilek e Havel (Jemelka); Lingr (Pesek), Hlozek (Vlkanova) e Kuchta (Jurecka). Técnico: Jaroslav Silhavy