Topo

Tite tira Thiago Silva e confirma Vini Jr titular da seleção brasileira

Time titular contra o Japão terá Militão e Marquinhos entre os titulares - Lucas Figueiredo/CBF
Time titular contra o Japão terá Militão e Marquinhos entre os titulares Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Danilo Lavieri

Do UOL, em Tóquio (Japão)

05/06/2022 05h54Atualizada em 05/06/2022 07h39

A seleção brasileira vai ter quatro mudanças no time titular para enfrentar o Japão na próxima segunda-feira (6), em Tóquio, às 7h20 (de Brasília). Hoje, no último treino antes do jogo, Tite tirou Thiago Silva e colocou Éder Militão ao lado de Marquinhos para formar a dupla titular.

Ontem (4), ele já havia promovido três mudanças em relação à equipe que venceu a Coreia do Sul por 5 a 1: Alisson no lugar de Weverton, Guilherme Arana no de Alex Sandro e Vini Jr no de Richarlison.

Assim, o time que enfrenta o Japão amanhã será o seguinte: Alisson; Daniel Alves (capitão), Marquinhos, Éder Militão e Guilherme Arana; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Neymar, Vini Jr e Raphinha.

O duelo vai ser o primeiro que a equipe terá um ataque formado por "perninhas rápidas", como tem falado o técnico, sem um jogador que faça o papel de referência, com Neymar e Paquetá revezando na hora de entrar na área.

"A gente faz o trabalho tático dando algumas rotas, mas sem engessar a equipe. Não vou fazer e nunca fiz de pré-determinar o que vão fazer lá na frente. No último terço, precisa dar essa liberdade para fazer as coisas. As rotas são mostradas, mas o feeling, a intuição eles que precisam ter", explicou o técnico.

"A expectativa é boa, mas com calma, para ter ajuste da sincronia dos movimentos, para ter a execução na mesma velocidade. Dar mais tempo, errar e acertar, oscilar, vai ter hora que vai buscar no pé e o próprio trabalho tático", completou.

Além do destaque na frente, o jogo vai ser muito importante especialmente para Guilherme Arana. Entre as mudanças, ele é o que está mais longe de garantir uma vaga na Copa do Mundo do Qatar. Ele briga com Alex Telles por um espaço. Alex Sandro, destaque do último jogo, está praticamente garantido.

Já a troca de goleiros confirma a tendência de Tite sempre usar revezamento nos amistosos. O primeiro amistoso teria Ederson, mas ele se machucou e acabou substituído por Weverton.