Topo

Liga das Nações - 2022/2023

Haaland marca, e Noruega vence a Sérvia, adversária do Brasil na Copa 2022

Haaland abre o placar para a Noruega contra a Sérvia pela Liga das Nações - Marko Djurica/Reuters
Haaland abre o placar para a Noruega contra a Sérvia pela Liga das Nações Imagem: Marko Djurica/Reuters

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/06/2022 17h47

Classificação e Jogos

Primeira adversária do Brasil na Copa do Mundo, a Sérvia foi derrotada em casa para a Noruega, em jogo válido pela Liga das Nações da Uefa. O duelo de hoje (2), em Belgrado, foi decidido por Haaland, que anotou o gol da vitória norueguesa por 1 a 0 no estádio Rajko Mitic, apelidado de Marakana. Sim, a referência é ao estádio brasileiro.

Como foi a primeira rodada do grupo B4, da segunda divisão da Nations, a Noruega se juntou à Suécia na liderança, já que a seleção nórdica venceu a Eslovênia por 2 a 0 — embora com o saldo menor. Nesta data Fifa, a Sérvia ainda tem mais três jogos: enfrenta a Eslovênia nos dias 5 e 12 e, entre eles, tem um duelo com a Suécia no dia 9.

Até a estreia contra o Brasil, em 24 de novembro, os sérvios vão jogar mais uma vez com a Suécia e a Noruega, ambos confrontos em setembro.

Como a Sérvia ataca

A seleção sérvia enfrentou a Noruega sem um dos dois principais atacantes, Dusan Vlahovic, titularíssimo na Juventus. Por isso, a responsabilidade de ser o centroavante ficou com Mitrovic.

A proposta foi abastecê-lo com a aproximação de Tadic, do Ajax, jogando numa faixa central do campo, mais à direita, enquanto Sergej Milinkovic-Savic ficou mais à esquerda.

Mas as pontas foram exploradas pelos alas sérvios. Houve volume muito maior de jogo pela ala direita, graças às investidas de Lazovic. Kostic, na esquerda, também apoiou bastante.

A dificuldade da Sérvia foi achar espaços, especialmente no primeiro tempo, entre as linhas norueguesas, que estavam bem próximas e retraídas. Por isso, acelerar o jogo pelos lados foi a alternativa. Mas as combinações vieram mais pelo alto, o que facilitou o serviço dos zagueiros adversários.

Mitrovic, da Sérvia, no duelo contra a Noruega pela Liga das Nações - ANDREJ ISAKOVIC / AFP - ANDREJ ISAKOVIC / AFP
Mitrovic, da Sérvia, no duelo contra a Noruega pela Liga das Nações
Imagem: ANDREJ ISAKOVIC / AFP

Como a Sérvia se defende

A plataforma de jogo inicial é um 3-4-2-1. Então, Brasil pode esperar uma linha de 5 homens quando estiver pressionando a Sérvia na Copa do Mundo. A versatilidade de Nikola Milenkovi?, da Fiorentina, permite que haja uma variação para uma linha de quatro, ao mesmo tempo em que Kostic recua mais pela esquerda e Lazovic se comporta mesmo com externo.

Mas como os alas estavam muito ofensivos, havia espaço nas costas deles. Foi por onde a Noruega conseguiu desafogo. Além disso, os noruegueses usaram algumas bolas longas e venceram duelos pelo alto para gerar perigo. Haaland perdeu uma chance clara. Ele pegou mal na bola porque finalizou de direita, a perna "ruim".

Como saiu o gol da Noruega

A Noruega foi bem mais ousada no primeiro tempo. A espetada que deu certo foi pela ponta direita, depois de um passe que Odegaard deu em velocidade para a descida do lateral-direito Pedersen. O cruzamento à meia altura achou Haaland, que entrou como uma flecha pelo meio da área, aos 26 minutos (o VAR demorou três minutos para checar se havia irregularidade, mas confirmou o gol).

Detalha é que a linha da Sérvia estava bem postada, com os cinco atrás. E mesmo assim o passe saiu e o buraco na área foi muito bem aproveitado pelo centroavante norueguês. Detalhe também foi a liberdade com a qual o passe inicial foi dado no meio-campo.

Aleksandar Mitrovic no duelo entre Sérvia e Noguega pela Liga das Nações - ANDREJ ISAKOVIC / AFP - ANDREJ ISAKOVIC / AFP
Aleksandar Mitrovic no duelo entre Sérvia e Noguega pela Liga das Nações
Imagem: ANDREJ ISAKOVIC / AFP

Haaland substituído?!

No segundo tempo, o comportamento defensivo da Noruega ficou ainda mais intenso, a ponto de o técnico Stale Solbakken tirar Haaland de campo, ainda com 21 minutos da etapa final.

Pressão em vão

A Sérvia tentou dar uma cara nova à partida mudando toda a linha de meio-campo (os alas e os volantes), que formavam o 3-4-2-1. Mas a estrutura defensiva norueguesa não se abalou, apesar da posse de bola e tentativa de pressão sérvia, e a vitória fora de casa foi confirmada.

Copa do Mundo é diferente, mas não deixa de ser um resultado interessante para o Brasil, já que expõe os problemas da Sérvia.