Topo

Liga das Nações - 2022/2023

República Tcheca bate Suíça e estreia com vitória na Liga das Nações

Jogadores da República Tcheca comemoram gol sobre a Suíça na Liga das Nações - Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images
Jogadores da República Tcheca comemoram gol sobre a Suíça na Liga das Nações Imagem: Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/06/2022 17h39

Classificação e Jogos

Adversária do Brasil na Copa do Mundo, a Suíça perdeu para a República Tcheca por 2 a 1, hoje (02), em partida válida pela primeira rodada da Liga das Nações. Os gols do confronto foram marcados por Kuchta (duas vezes), para os tchecos, e Okafor para os suíços.

As duas seleções estão no Grupo 2 do torneio, junto de Espanha e Portugal. Enquanto os suíços garantiram a vaga na Copa ao terminarem em primeiro em sua chave das Eliminatórias Europeias, na frente da Itália, a República Tcheca não conseguiu se classificar.

No Mundial do Qatar, os suíços fazem parte do grupo G, ao lado da seleção brasileira, da Sérvia e de Camarões.

A Suíça volta a campo no próximo domingo (05) e enfrenta Portugal, fora de casa, às 15h45 (de Brasília). Já a República Tcheca recebe a Espanha no mesmo dia e horário.

Que lambança!

Uma falha incrível da defesa suíça! Após o lateral cobrado para a área, a bola quicou, enganou os defensores e chegou até Kuchta, que só escorou para o gol e abriu o placar.

Pouco depois, Schar é pressionado por Kuchta no campo de defesa e, no momento de despachar, o zagueiro furou a bola. O atacante tcheco recuperou, mas para a tranquilidade da Suíça, mas errou o passe ao buscar um companheiro na área.

Kuchta celebra seu gol sobre a Suíça na Liga das Nações - Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images - Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images
Kuchta celebra seu gol sobre a Suíça na Liga das Nações
Imagem: Marcio Machado/Eurasia Sport Images/Getty Images

Sommer evita o segundo

Em mais uma bola roubada no campo de ataque, Kuchta tocou para Jankto, que ficou na diagonal de Sommer. Ele arrumou o corpo e finalizou no canto direito do goleiro, que se esticou todo para tirar a bola com as pontas dos dedos e evitar o segundo gol da República Tcheca.

Tudo igual!

Na reta final da primeira etapa, os suíços conseguiram empatar o placar. Após cruzamento rasteiro pela esquerda, Brabec afastou mal e a bola sobrou para Okafor. O suíço fez fila com os adversários e chutou forte para vencer o goleiro Vaclik. Antes de entrar, a bola ainda bateu no travessão.

Jogadores da Suíça celebram gol sobre a República Tcheca na Liga das Nações - MICHAL CIZEK / AFP - MICHAL CIZEK / AFP
Jogadores da Suíça celebram gol sobre a República Tcheca na Liga das Nações
Imagem: MICHAL CIZEK / AFP

Pressão Tcheca

Nos primeiros minutos do segundo tempo, a República Tcheca pressionou para conseguir ficar em vantagem no placar. A primeira tentativa foi numa jogada de Soucek, que foi ao fundo e cruzou rasteiro para o chute de primeira de Hlozek, mas o camisa 9 pegou muito mal manda em cima do defensor, conseguindo o escanteio. Loco na sequência, Coufal deu um belo chute da intermediária, mas a bola explodiu na trave direita de Sommer.

Após tanta insistência, os tchecos conseguiram chegar ao gol. Jankto abriu espaço e cruzou uma bola alçada na área. No meio do caminho, a bola desviou em Sow e enganou Sommer. Kuchta ainda esticou a perna para tentar um toque para o gol, e a bola entrou no canto direito do goleiro.

Substituição na arbitragem

O árbitro alemão Daniel Siebert sentiu a posterior da coxa esquerda e vai precisou ser substituído. Jogo foi paralisado por cerca de cinco minutos, para a mudança dos equipamentos, e o quarto árbitro Harm Osmers, também alemão, assumiu a partida.

FICHA TÉCNICA: REPÚBLICA TCHECA 2x1 SUÍÇA

Motivo: Fase de grupos da Liga das Nações
Local: Eden Arena, em Praga (República Tcheca)
Data e horário: 02 de junho de 2022, às 15h45 (de Brasília)
Gols: Kuchta (10' 1ºT - TCH), Okafor (43' 1ºT - SUI), Kuchta (13' 2CT - TCH)
Cartões amarelos: Brabec (TCH), Elvedi (SUI), Schar (SUI), Krejcí (TCH)

REPÚBLICA TCHECA: Vaclik; Zima, Brabec e Krejci; Coufal, Sadilek (Kalvach), Soucek e Zeleny (Mateju); Jankto (Lingr), Hlozek (Jurecka) e Kuchta (Pesek). Técnico: Jaroslav Silhavy

SUÍÇA: Sommer; Widmer, Elvedi, Schar e Rodriguez; Freuler, Xhaka, Sow (Zuber) e Vargas (Seferovic); Okafor (Shaqiri) e Embolo (Gavranovic). Técnico: Murat Yakin