Topo

Quem pode ser negociado na Europa e gerar dinheiro para seu time

Gabriel Jesus pode mudar de clube e render dinheiro para o Palmeiras - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images
Gabriel Jesus pode mudar de clube e render dinheiro para o Palmeiras Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/05/2022 04h00

Os principais campeonatos da Europa se aproximam do final. Ao mesmo tempo que a bola para de rolar nos gramados pelo mundo, os gabinetes se enchem de negociações. E não são apenas vendedores e compradores que se interessam pelo que acontece nos principais centros do futebol.

Graças ao mecanismo de solidariedade da Fifa, que prevê pagamentos aos clubes formadores dos jogadores em suas negociações futuras, os euros depositados a muitos quilômetros de distância podem se refletir por aqui.

Por isso, a reportagem do UOL Esporte separou algumas negociações na Europa que podem repercutir nas finanças dos clubes do Brasil.

Gabriel Jesus

Gabriel Jesus comemora gol do Manchester City sobre o Real Madrid nas semifinais da Champions League - REUTERS/Craig Brough - REUTERS/Craig Brough
Imagem: REUTERS/Craig Brough

São sete clubes interessados no atacante do Manchester City, que ganhará concorrência a partir da chegada de Haaland e deve deixar a equipe treinada por Pep Guardiola. Duas equipes que desejam a contratação dele são conhecidas, o Arsenal, que abriu negociações com o estafe do atleta, e o Atlético de Madri. Caso um acordo seja celebrado, o Palmeiras também vai ser contemplado pela formação do jogador.

Casemiro

Casemiro em ação pelo Real Madrid contra o Manchester City na semifinal da Champions - Berengui/vi/DeFodi Images via Getty Images - Berengui/vi/DeFodi Images via Getty Images
Imagem: Berengui/vi/DeFodi Images via Getty Images

Casemiro tem contrato com o Real Madrid até 2025. No entanto, segundo a Rádio Cadena Ser, da Espanha, Juventus, PSG e um clube inglês não revelado estão interessados na contratação dele. Um negócio não foi descartado pelo dono dos direitos do atleta. Quem pode se beneficiar no Brasil é o São Paulo, formador do volante.

Raphinha

Raphinha durante jogo do Leeds United contra o West Ham em janeiro de 2022 - Mike Egerton/PA Images via Getty Images - Mike Egerton/PA Images via Getty Images
Imagem: Mike Egerton/PA Images via Getty Images

Raphinha é o principal destaque do Leeds United no Campeonato Inglês. O desempenho do Brasileiro de 25 anos chamou atenção do Barcelona, que está disposto a investir alto para levá-lo à Espanha. Caso isso aconteça, o único beneficiado no país será o Avaí, clube pelo qual ele passou na base.

David Neres

David Neres foi anunciado como reforço do Shakhtar Donetsk - Divulgação/Shakhtar Donetsk - Divulgação/Shakhtar Donetsk
Imagem: Divulgação/Shakhtar Donetsk

David Neres está no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, mas trata de sua negociação para o Benfica, de Portugal. Neste caso, quem lucraria o percentual referente à formação é o São Paulo.

Douglas Luiz

Douglas Luiz, do Aston Villa, despertou, recentemente, o interesse de Arsenal e Juventus. Num eventual acordo, o beneficiado seria o Vasco.

Antony

O Manchester United é o clube interessado na contratação do atacante Antony, que atualmente defende o Ajax. Segundo o jornal The Sun, o investimento pode chegar a 60 milhões de euros (R$ 316 milhões na cotação atual). Neste cenário, o São Paulo e o Grêmio Osasco seriam beneficiados.

Gabriel Magalhães

Gabriel Magalhães (Arsenal) - Catherine Ivill/Reuters - Catherine Ivill/Reuters
Imagem: Catherine Ivill/Reuters

Jogador do Arsenal, da Inglaterra, Gabriel Magalhães está nos planos do Barcelona, segundo o jornal Sport. Se o acordo for firmado, quem lucra no Brasil é o Avaí.

Bremer

Zagueiro Bremer, em atuação pelo Torino - Marco Canoniero/LightRocket via Getty Images - Marco Canoniero/LightRocket via Getty Images
Imagem: Marco Canoniero/LightRocket via Getty Images

O zagueiro Bremer, do Torino, não é tão conhecido no Brasil. Entretanto, as boas atuações no Torino despertaram o interesse do PSG. Caso os franceses levem o defensor, três clubes podem colocar dinheiro no bolso: Desportivo Brasil, São Paulo e Atlético-MG.

Ibañez

As boas atuações de Ibañez pela Roma atraem interesse em outros clubes da Europa. Segundo o site Goal, o Real Madrid estaria disposto a contratar o jogador. No Brasil, ele tem registros por PRS, Sergipe e Fluminense.

Richarlison

Richarlison celebra gol marcado pelo Everton contra o Arsenal em partida do Campeonato Inglês 2021-22 - REUTERS/Phil Noble - REUTERS/Phil Noble
Imagem: REUTERS/Phil Noble

A campanha ruim do Everton na temporada pode ocasionar a saída de Richarlison. Manchester United, Newcastle e Tottenham teriam interesse nele. Ainda que seja uma negociação entre clubes do mesmo país, o mecanismo de solidariedade vale desde que o clube a receber seja de outra Federação. No Brasil, quem fica de olho são: Real Noroeste, América-MG e Fluminense.

Pepê

O Arsenal, da Inglaterra, estaria disposto a comprar o ex-gremista Pepê, que atualmente defende o Porto. Neste caso, quem fica de olho no Brasil são: Coritiba, Athletico Paranaense, Foz do Iguaçu e Grêmio.

Diego Carlos

O Sevilla, da Espanha, já recusou uma oferta do Newcastle, da Inglaterra, pelo zagueiro Diego Carlos. Caso uma nova investida tenha decisão diferente, o Desportivo Brasil, São Paulo, Paulista e Madureira podem receber pela formação dele no Brasil.

Renan Lodi

Renan Lodi é o lateral esquerdo mais caro da atualidade - David Ramos/Getty Images - David Ramos/Getty Images
Imagem: David Ramos/Getty Images

Renan Lodi, do Atlético de Madri, já esteve nos planos da Juventus e atualmente estaria na mira do Newcastle. Quem pode receber uma fatia do valor é o Athletico Paranaense.