PUBLICIDADE
Topo

Futebol

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mauro Cezar: Danilo convocado não faz sentido se Tite não levá-lo à Copa

Do UOL, em São Paulo

14/05/2022 04h00

O técnico Tite convocou a seleção brasileira na última quarta-feira (11) os 26 jogadores que estarão nos amistosos contra Coreia do Sul e Japão na próxima data Fifa, com jogos nos dias 2 e 6 de junho, o que desfalcará os times de Palmeiras e Atlético-MG no Brasileirão, o Alviverde do goleiro Weverton e o volante Danilo, enquanto o Galo ficará sem o lateral esquerdo Guilherme Arana.

No podcast Posse de Bola #227, Mauro Cezar Pereira afirma que o técnico Tite não deveria ter convocado nenhum jogador que atua no futebol brasileiro, já que o calendário local não é interrompido pela data Fifa. Para o jornalista, chamar Danilo neste momento só se justificaria no caso de o jogador do Palmeiras ir à Copa do Mundo do Qatar no fim do ano.

"A gente sabe que o Danilo é ótimo jogador, mas a chance do Danilo é muito pequena. Bruno Guimarães, Fred, Casemiro e Fabinho, que está machucado, são os quatro homens que fazem o papel do Danilo e esses caras é que vão para a Copa. Pode ser até que o Danilo vá, seria surpreendente. Se ele não levar o Danilo, essa convocação não terá o menor sentido, se ele por acaso ainda pensa em levá-lo, aí faz sentido", diz Mauro Cezar.

O colunista do UOL também considera que a convocação do goleiro Weverton é desnecessária, já que ele é frequente nas listas, deverá estar no Qatar e tem sido o terceiro goleiro de Tite, ou seja, provavelmente não será escalado entre os titulares nos jogos com os sul-coreanos e japoneses. Ele ainda considera que Guilherme Arana não precisaria ser chamado, já que o treinador também convocou outros dois laterais esquerdos.

"Para que levar o Weverton? É terceiro goleiro, não vai jogar, já conhece, já treinou, já viu em ação, já conversou, tomou café, não precisa levar. Para que desfalcar o Palmeiras? E são três laterais esquerdos, para que levar o Arana? Então ele poderia muito bem não levar nenhum", diz Mauro Cezar.

O jornalista ainda lembra que o Flamengo foi prejudicado na temporada passada devido ao tempo que ficou sem seus jogadores convocados pelas seleções brasileira, chilena e uruguaia, casos de Everton Ribeiro, Gabigol, Isla e Arrascaeta, apontando o fato de Galo e Palmeiras terem um confronto direto pelo Brasileirão e ambos estarão desfalcados para a partida.

"Da mesma maneira que a gente falou muito no ano passado, no ano passado o Tite e sua convocação, também as outras convocações, o calendário, o Rogério Ceni foi muito prejudicado por isso, a queda dele no Flamengo acontece depois de um mês e pouco que ele ficou sem quatro jogadores convocados e mais gente machucada, quatro convocados, era Everton Ribeiro, Gabigol, tinha o Arrascaeta e o Isla. Ele tinha quatro titulares fora mais de um mês", diz Mauro.

"O Danilo tem a vida inteira para jogar na seleção, os outros vão para a Copa. E os clubes, que pagam salário, pagam multa rescisória de jogador, mantêm a estrutura toda? Enfim, mas os clubes também não reclamam. (?) Vão jogar Atlético-MG e Palmeiras, o Palmeiras não terá o goleiro e um homem de meio-campo, e o Atlético-MG não terá seu lateral esquerdo, porque eles estarão disponíveis para jogos emocionantes contra Japão e Coreia", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Futebol