OPINIÃO
Perrone: 'Corinthians de VP funciona muito bem com três zagueiros'
Do UOL, em São Paulo (SP)
12/05/2022 01h02
Com gols de Júnior Moraes e Giuliano, ambos no primeiro tempo, o Corinthians venceu a Portuguesa-RJ, por 2 a 0, na noite da última quarta-feira (11), e garantiu vaga na fase de oitavas de final da Copa do Brasil de 2022. Com o resultado conquistado na Neo Química Arena, o Timão bateu a equipe carioca por 3 a 1 no agregado.
Na Live do Corinthians, transmitida pelo UOL Esporte após os jogos do Timão, os jornalistas Vitor Guedes e Ricardo Perrone debateram a respeito do esquema tático que Vítor Pereira colocou em campo. Na prática, Fábio Santos, João Victor e Robson Bambu formaram uma linha com três zagueiros e a decisão do técnico agradou a Perrone.
"Eu sou um entusiasta do Corinthians do Vítor Pereira com três zagueiros. Acredito que funciona muito bem, aproveita os zagueiros que têm uma boa saída de bola e deixa ela mais rápida. Além disso, empurra o time mais para frente, aproveita alguns jogadores que têm característica de avançar e apoiar pela lateral, como é o caso do Mosquito. É um esquema que potencializa muitas qualidades dos atletas do elenco", começou dizendo Ricardo Perrone.
Em seguida, Vitor Guedes deu sua visão a respeito da formação. Diferentemente de Perrone, o comentarista acredita que o esquema seria uma boa opção para determinados tipos de jogos e não para se fazer presente em todos.
"Eu ainda tenho as minhas dúvidas. Acredito ser uma boa opção para alguns jogos. Na verdade, contra a Portuguesa o Corinthians não jogou com três zagueiros e dois alas. O Piton foi um ponta esquerda e o Mosquito praticamente um ponta pela direita. O time não vai conseguir jogar assim no Beira-Rio, por exemplo, ou contra o Palmeiras e o Flamengo".
"Para ter três zagueiros, o time precisa ter alas que apoiam. Quando jogam Fagner e Fábio Santos, que são os titulares dos grandes jogos, eu não sei se seria uma boa. Contra a Portuguesa-RJ, o grande ponto positivo do time nesse esquema foi a saída de bola, que teve o Bambu pela direita e o Fábio Santos pela esquerda", destacou Vitor Guedes.
Por fim, Ricardo Perrone voltou a defender a utilização com mais frequência do esquema na equipe titular, ainda que possa haver qualquer tipo de variação.
"É claro que vai depender do adversário, existem essas coisas. Porém, eu acho que é uma boa aposta de base para ele (Vítor Pereira) montar e confiar mais, é bem produtivo. Esse esquema permite o time ter variações. Ter três zagueiros não significa que vai estar tão aberto lá atrás. Eles dão uma proteção maior e permitem que o resto volte com mais calma para defender", disse o comentarista.
A próxima edição da Live do Corinthians será no sábado (14), logo após a partida contra o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Corinthians no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL