Topo

River vai apelar de punição por racismo e cogita repassar multa a torcedor

Um torcedor racista do River Plate foi flagrado jogando uma banana nos torcedores do Fortaleza que estavam no estádio para o jogo entre os times - Reprodução Web
Um torcedor racista do River Plate foi flagrado jogando uma banana nos torcedores do Fortaleza que estavam no estádio para o jogo entre os times Imagem: Reprodução Web

Do UOL, em São Paulo

30/04/2022 15h03

O River Plate vai recorrer da sanção da Comissão Disciplinar da Conmebol, que puniu o clube argentino em R$ 150 mil (30 mil dólares) devido à prática de racismo e xenofobia por parte de seu torcedor no jogo contra o Fortaleza, em 13 de abril, pela Copa Libertadores.

Em nota, o clube afirma que o "recurso se baseia no fato de o River Plate entender que existem elementos suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade do clube pelo ocorrido". Segundo a nota, a Instituição tomou todas as providências antes da partida e durante sua realização "para que eventos como esse não ocorressem".

O evento em questão aconteceu quando um homem da torcida do River Plate arremessou banana em direção à torcida do Leão e, depois disso, soltou beijos ironicamente e mostrou uma camisa da seleção da Argentina. O vídeo, filmado por um torcedor do Fortaleza, também mostra vários torcedores argentinos rindo com a atitude.

O River Plate diz, ainda, que o clube se esforçou em relação à segurança e à comunicação para garantir o bom comportamento dos torcedores dentro do estádio e fora dele. "E que, igualmente, uma vez conhecidos os gestos racistas, o agiu rapidamente para repudiar e denunciar as ações do torcedor, conseguindo a sua identificação e procedendo a sua suspensão provisória como membro da comunidade Somos River", continua a nota.

A nota afirma que, caso o recurso não seja aceito, deve repassar a multa ao torcedor responsável pelos atos racistas. "Para que, assim, a conduta inapropriada de um torcedor não prejudique toda a Instituição".

Logo após o duelo, o Fortaleza lançou nota em suas redes sociais repudiando a ação. Nesta semana, depois de ser pressionada por outros clubes brasileiros que também tiveram torcedores sofrendo racismo e xenofobia, a Conmebol se manifestou prometendo endurecer as punições contra essas práticas.

Fortaleza e River Plate se enfrentam na próxima quinta-feira (5) pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores, na Arena Castelão. Antes disso o time tricolor visita o Corinthians pelo Brasileirão, às 16 horas (de Brasília) de amanhã (1º).