Topo

Libertadores - 2022

Racismo: Torcedor do River joga banana para torcida do Fortaleza

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

13/04/2022 23h23Atualizada em 14/04/2022 12h19

O River Plate venceu o Fortaleza hoje (13) por 2 a 0, em casa, em jogo válido pela fase de grupos da Libertadores. Durante o jogo, um torcedor do time argentino foi flagrado praticando ato racista. O homem atira pedaços de banana em direção ao setor onde estavam os torcedores do Fortaleza no estádio enquanto dá risada e provoca os brasileiros.

Outros torcedores do River Plate que estavam ao lado dele também deram risada. O racista, depois de jogar a banana, faz gestos de beijo, dá tchau para a torcida brasileira e mostra uma camisa da seleção argentina. A cena foi registrada por outros torcedores que postaram o vídeo em redes sociais.

Depois do jogo, o Fortaleza postou mensagem em suas redes sociais repudiando o ocorrido na Argentina. "O Fortaleza Esporte Clube repudia, de forma veemente, o ato de racismo e xenofobia ocorrido no Estádio Monumental de Núñez por um torcedor da equipe local. O Clube foi bem recebido, a torcida desfrutou Buenos Aires por inteira e o crime, em específico, machuca o esporte.", escreveu o clube.

O River Plate também usou suas redes para repudiar o episódio e afirmar que já está tentando identificar o homem para adotar as punições cabíveis.

Esta não é a primeira vez que ocorre um episódio de racismo em jogos da Libertadores na Argentina. Em 2017, por exemplo, a Conmebol condenou o Independiente a pagar US$ 15 mil de multa e advertiu o clube depois que alguns de seus torcedores imitaram macaco para a torcida do Flamengo na final da Sul-Americana.

Com a derrota, o Fortaleza se complicou na fase de grupos e ocupa a lanterna, já que não pontuou nas duas primeiras partidas. O River Plate, por sua vez, está com 100% de aproveitamento, assim como o Colo Colo, mas fica na liderança do grupo nos critérios de desempate.