Topo

Lula diz que Endrick, do Palmeiras, vale mais que todo o elenco do Santos

O ex-presidente Lula discursou em evento com jovens da favela de Heliópolis, em São Paulo - Carla Carniel/Reuters
O ex-presidente Lula discursou em evento com jovens da favela de Heliópolis, em São Paulo Imagem: Carla Carniel/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/04/2022 13h18

O ex-presidente Lula narrou a trajetória de Endrick, atacante do sub-17 do Palmeiras, em um discurso para jovens da favela de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo. Ao comentar a falta de oportunidades dadas a adolescentes, o pré-candidato do PT afirmou que o atacante foi recusado pelos grandes clubes de São Paulo antes de fechar com o Palmeiras.

Endrick, de 15 anos, é o grande destaque da base palmeirense, foi recentemente campeão sul-americano sub-17 com a seleção brasileira e já está na mira de gigantes europeus, mesmo não sendo jogador profissional.

Endrick - Fabio Menotti / Palmeiras - Fabio Menotti / Palmeiras
Real Madrid está utilizando táticas antigas, que já usou com Mbappé e Neymar, para conquistar Endrick
Imagem: Fabio Menotti / Palmeiras

"Outro dia eu estava vendo um menino que joga no Palmeiras e virou sucesso no Palmeiras, tem 15 anos de idade", afirmou Lula, sem mencionar o nome de Endrick.

"Esse menino passou pelo Corinthians, pelo Santos, pelo São Paulo. Os times não quiseram ele. O que o pai dele reivindicava? O pagamento de aluguel e um emprego. Pra ganhar quanto? Quase nada. O pai dele deve ser que nem eu, quase um semianalfabeto. E ninguém deu. Chegou no Palmeiras, o Palmeiras deu. E esse moleque já vale mais do que o time do Santos inteiro. Numa demonstração que o papel do Estado é de apenas criar a oportunidade. O estado não tem que perguntar: 'Você é negro, você é nordestino, LGBT? Não tem que perguntar. O Estado tem que garantir a ele e oportunidade dele estudar e depois garantir o direito dele trabalhar."

Endrick completará 16 anos em julho, ocasião em que poderá assinar seu primeiro contrato profissional. É difícil estipular o valor de mercado de um jogador jovem, que nunca foi negociado. Portanto não é possível confirmar a frase de Lula de que Endrick vale mais do que "o elenco do Santos inteiro".

Especula-se que o novo contrato de Endrick com o Palmeiras estipulará uma multa rescisória de 100 milhões de euros, o equivalente hoje a R$ 514 milhões. De acordo com o jornal "As" da Espanha, o Real Madrid já discute oferecer 45 milhões de euros pelo atacante do Distrito Federal. Esse foi o valor pago por Vinicius Jr, do Flamengo, em 2017. De acordo com o site "Transfermakt.com", especializado em estimativas de mercado, o elenco do Santos vale hoje 80,5 milhões de euros.

Em uma reportagem recente do UOL Esporte, o pai de Endrick, Douglas Santos, relatou a trajetória da família até chegar a São Paulo, onde hoje vivem em um apartamento perto do centro de treinamento do Palmeiras. Ele foi ambulante em São Paulo e sua mulher, Cíntia, chegou a passar fome, antes de ele conseguir um emprego no clube.

No mesmo discurso aos jovens de Heliópolis, Lula disse que não conseguiu ver o jogo do Corinthians contra a Portuguesa-RJ pela Copa do Brasil na última quarta-feira. O jogo terminou empatado em 1 a 1. "Não é possível o Corinthians empatar com a Portuguesinha do Rio de Janeiro. Não é possível. Eu, de raiva, fui dormir e não assisti ao jogo. Eu não vou deixar de ser corintiano, mas já não faço o esforço que eu fazia quando tinha 18 anos pra ver o Corinthians."

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado inicialmente, Endrick é natural do Distrito Federal, não de Valparaíso de Goiás. O erro foi corrigido.