Topo

Técnico que agrediu árbitra assistente será julgado na próxima terça

Rafael Soriano deu uma cabeçada em auxiliar durante jogo do Campeonato Capixaba - Reprodução
Rafael Soriano deu uma cabeçada em auxiliar durante jogo do Campeonato Capixaba Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/04/2022 19h14

O técnico Rafael Soriano, responsável por agredir uma árbitra auxiliar durante um jogo do Campeonato Capixaba ocorrido no último dia 10, será julgado na próxima terça-feira (26).

Hoje, o Tribunal de Justiça Desportiva do Espírito Santo (TJD-ES) intimou o treinador para prestar esclarecimentos sobre o ato praticado contra a bandeirinha Marcielly Netto durante Desportiva x Nova Venécia. A audiência, que será virtual, ocorrerá a partir das 19h (de Brasília).

Ele foi denunciado pela procuradoria do TJD-ES em cinco artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD): 258, 258-B, 243-F, 243-G e 254-A. Soriano pode ser, além de multado, suspenso do futebol por dois anos.

Algumas das infrações contidas nestes artigos são: agressão física com dolo (intenção), ofensas contra a honra de alguém, conduta contrária à ética desportiva e ato discriminatório.

O então auxiliar técnico de Soriano, Vitor da Silva Netto, também foi intimado e deve participar da audiência. Além dele, os dois clubes envolvidos na partida (Desportiva e Nova Venécia) fazem parte da lista de denunciados e precisam ser representados na sessão.

Entenda o caso

Rafael Soriano, então técnico da Desportiva, agrediu a assistente de arbitragem Marcielly Netto no intervalo da partida contra o Nova Venécia, pelo Campeonato Capixaba.

Insatisfeito após o árbitro Arthur Gomes Rabelo encerrar o primeiro tempo antes do seu time cobrar um escanteio, o treinador foi tirar satisfações com a arbitragem e deu uma cabeçada na bandeirinha, que imediatamente levou as mãos ao rosto.

Soriano foi expulso pela agressão à auxiliar e deixou o campo reclamando: o treinador negou ter dado uma cabeçada em Marcielly e a desafiou a registrar um Boletim de Ocorrência. Para ele, a profissional "tá querendo aproveitar de uma situação porque é mulher".

Diante do ocorrido, a Desportiva demitiu o treinador e condenou o comportamento de Soriano. Ele também foi suspenso preventivamente do futebol.

Dias depois, ele pediu desculpas pelo ocorrido. "Estou vindo aqui só agora porque realmente eu não tinha a mínima condição emocional de falar. Eu quero vir a público pedir perdão para a Marcielly, principalmente, que é a grande vítima dessa situação", iniciou.

"Assim como eu, ela é uma profissional que saiu de casa para exercer o seu trabalho, e não para se envolver em qualquer tipo de problema. Não poderia deixar de pedir perdão à Marcielly e espero que, depois de responder em todos os meios cabíveis, eu possa ter a oportunidade de pedir esse perdão pessoalmente e ser perdoado para ficar em paz, tanto comigo quanto com ela mesmo", disse Soriano.