Topo

OPINIÃO

Arnaldo: Abel Ferreira vai ter que tirar coelhos da cartola na semana

Do UOL, em São Paulo

19/04/2022 04h00

O Palmeiras somou apenas um ponto nos dois jogos disputados pelo Brasileirão, quando utilizou o time principal, enquanto poupou na Libertadores. Agora o time do técnico Abel Ferreira terá pela frente os jogos contra o Flamengo amanhã (20), no Maracanã, e diante do Corinthians, no sábado (23), na Arena Barueri, já que o Allianz Parque está reservado para shows.

No podcast Posse de Bola #220, Arnaldo Ribeiro afirma que o início de Campeonato Brasileiro do Palmeiras deixa o time em situação que pode se complicar mesmo com resultados que seriam comuns diante de dois rivais, um nacional e outro estadual.

"Estavam pelo menos quatro pontos ali na previsão, e o Palmeiras conquistou um só. Agora tem o Flamengo e tem o Corinthians, uma semana diferente, difícil. Uma semana que o Abel vai ter que tirar coelhos da cartola porque é nesse sistema de pontos corridos, no Campeonato Brasileiro, que está, digamos, o telhado de vidro do Abel desde que ele começou a dirigir o Palmeiras", diz Arnaldo.

"Nas copas, é praticamente indiscutível, agora, no Brasileiro de pontos corridos ele teve dificuldade e eram dois jogos vencíveis, agora recuperar pontos contra Flamengo e Corinthians é uma missão mais complexa. É claro que o crédito do Abel é infinito. Na Libertadores, pegou uma das chaves mais fáceis e tem tudo para fazer uma das melhores campanhas, se não a melhor, na Copa do Brasil, assim como o Corinthians, como o Atlético-MG, pegou um adversário acessível, Juazeirense, então, a questão é nos pontos corridos mesmo, o grande desafio do Abel", completa.

O jornalista cita que no caso de o time não vencer nenhum dos dois jogos contra Flamengo e Corinthians, o time que era apontado entre os favoritos para o título brasileiro pode começar a ficar muito distante dos líderes e comprometer as chances da primeira taça em pontos corridos do técnico Abel Ferreira, que ostenta cinco títulos em mata-matas.

"Depois de largar mal, com duas partidas e um ponto só, ele tem dois gigantes pela frente —visitante contra o Flamengo e mandante contra o Corinthians—, mas na questão do estádio de novo aí, não poder jogar no seu estádio por conta de shows. Contra o Corinthians [vai jogar] em Barueri. É mandante, é torcida única, mas muda, não é a mesma coisa", diz Arnaldo.

"É uma semana desafiadora para o Palmeiras em termos de Campeonato Brasileiro. Digamos que dê o normal, ele não vença nenhum desses jogos, dois empates, com três pontos em 12 disputados, já começa a ficar ruim", conclui.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter).

A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts. Você pode ouvir, por exemplo, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Youtube --neste último, também em vídeo. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.