Topo

Associação Brasileira de Imprensa protesta contra censura do Santos ao UOL

Foto de modelo com mordaça para ilustrar matéria do caderno Equilíbrio sobre Caralluma. O remédio fitoterápico promete o fim da compulsão alimentar e 11 quilos a menos em um mês.  - Edurado Knapp/Folhapress, 0716, EQUILIBRIO
Foto de modelo com mordaça para ilustrar matéria do caderno Equilíbrio sobre Caralluma. O remédio fitoterápico promete o fim da compulsão alimentar e 11 quilos a menos em um mês. Imagem: Edurado Knapp/Folhapress, 0716, EQUILIBRIO

Do UOL, em Santos (SP)

15/04/2022 11h04

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) emitiu nota para criticar a decisão do Santos FC de proibir a presença de jornalistas do UOL em suas dependências. O clube tomou tal atitude após não concordar com um texto opinativo do blogueiro Juca Kfouri.

"ABI protesta contra discriminação do Santos F.C. contra o portal UOL
A Associação Brasileira de Imprensa protesta, com indignação, contra a atitude da diretoria do Santos F.C. de proibir o ingresso de jornalistas do portal UOL em suas dependências.
A decisão, inaceitável e que configura a prática de censura, foi tomada como represália a críticas do colunista Juca Kfouri, do UOL, à atuação do time numa partida de futebol.
O que pretende a diretoria do Santos? Que os jornalistas esportivos sejam impedidos de criticar as atuações de seu time?
Tal comportamento envergonha a trajetória do clube e a ABI espera que a decisão estapafúrdia seja revista imediatamente.
Paulo Jeronimo, presidente da ABI"

Entenda o caso

Após a coluna opinativa de Juca Kfouri, o presidente Andres Rueda assinou nota oficial do Santos FC exigindo "retratação formal e pedido de desculpas" sob pena dos profissionais do UOL, como um todo, não serem mais atendidos pelo clube. Dias depois, o credenciamento dos jornalistas deste site para o jogo do Santos pela Copa Sul-Americana foi rejeitado.

A Associação dos cronistas esportivos do estado de São Paulo (Aceesp), também em nota, rechaçou "toda e qualquer tentativa de boicote ao livre exercício do jornalismo".

A jornalista Gabriela Moreira, apresentadora do Redação SporTV, lamentou a atitude do Santos, assim como Neto, apresentador da Band, que classificou a decisão do clube como "ditadura". Em sua coluna no jornal 'O Globo', o jornalista Martín Fernandez também criticou o Santos.