Topo

O que sabemos sobre o acidente com o ex-jogador Rincón

Do UOL, em São Paulo

11/04/2022 20h21Atualizada em 12/04/2022 11h18

Ídolo do Corinthians e da seleção colombiana, o ex-meio-campista Freddy Rincón sofreu um grave acidente de carro na madrugada dessa segunda-feira (11), em Cali, na Colômbia, teve traumatismo craniano, foi operado e está em condições "muito críticas". Com passagem também pelo Real Madrid, o acontecimento comoveu o mundo da bola.

A seguir, o UOL Esporte responde algumas dúvidas sobre o episódio envolvendo o ex-jogador.

O acidente

De acordo com a imprensa colombiana, o automóvel em que o ex-jogador estava se chocou com um ônibus, no bairro San Fernando, em Cali. As imagens mostram que o acidente atingiu um prédio entre as ruas 5 e 34 do bairro. O ônibus e o carro onde estava Rincón foram muito danificados.

O prefeito de Cali, Jorge Iván Ospina, informou que o carro que transportava Rincón ultrapassou o sinal vermelho momentos antes do acidente. O relatório da Secretaria de Mobilidade informa que uma das câmeras de segurança mostrou o carro onde estava o ex-jogador não respeitando um sinal vermelho antes de se chocar com o ônibus.

Feridos

De acordo com o jornal 'El País', da Colômbia, além de Rincón, mais três pessoas ficaram feridas: o homem que dirigia o ônibus envolvido no acidente e mais duas pessoas que estavam com o ex-atleta no carro. O prefeito de Cali informa que o motorista do ônibus sofreu uma fratura na perna, foi operado e está fora de perigo.

Estado de saúde de Rincón

Segundo apurou o UOL Esporte, Rincón está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Clínica Imbanaco, sofreu traumatismo craniano e está em estado grave. Segundo informações da equipe médica, o ex-jogador foi operado e tem condição "muito crítica" e prognóstico "reservado".

"A cirurgia durou 2 horas e 45 minutos. Uma vez operado, ele foi transferido à unidade de cuidados intensivos. Sua condição é muito crítica. Seu prognóstico é reservado. É uma condição crítica para a qual continuaremos a implantar tudo o que for necessário. Deve ficar claro que seu prognóstico continua muito reservado", disse Laureano Quintero, chefe médico da Clínica Imbanaco.

A 'MetroCali', empresa responsável pelo ônibus envolvido no acidente, afirmou que o estado de saúde do motorista após a batida é estável.

Rincón - Shaun Botterill /Allsport - Shaun Botterill /Allsport
Imagem: Shaun Botterill /Allsport

Na manhã desta terça (12), um novo boletim médico mostrou que Rincón segue em estado crítico. "Rincón continua com medidas avançadas de suporte. Seu estado continua muito crítico. Seu prognóstico não mudou por enquanto, considerando a delicada evolução que vem apresentando. Continuamos a ver o seu prognóstico como muito reservado e continuaremos a implementar todas as medidas necessárias para gerir a sua situação. Esperamos, de acordo com sua evolução, fornecer informações adicionais pertinentes", afirmou Quintero.

Repercussão

Ex-clubes pelos quais Rincón atuou, Corinthians e Real Madrid se manifestaram nas redes sociais horas após o acidente.

O time de Parque São Jorge afirmou que "todas as nossas orações estão voltadas para o nosso campeão do mundo Freddy Rincón". Pelo Corinthians, o ex-meia conquistou o Campeonato Paulista de 1999, os Campeonatos Brasileiros de 1998 e 1999, além do Mundial de Clubes, em 2000.

"Toda a nossa força e carinho para Freddy Rincón após o acidente que sofreu hoje. Muito incentivo e nosso desejo de que você supere logo esse momento difícil", registrou o Real Madrid. O colombiano vestiu a camisa dos Merengues entre os meses de julho de 1995 e de 1996.

Além de clubes, alguns ex-companheiros de Rincón, em contato com o UOL Esporte, se solidarizaram com o estado de saúde do colombiano.