Topo

Jornal: Beckham ganhará R$ 924 milhões por emprestar sua imagem ao Qatar

David Beckham, ex-astro da seleção inglesa, é um dos embaixadores da Copa do Mundo do Qatar - David Ramos/Getty
David Beckham, ex-astro da seleção inglesa, é um dos embaixadores da Copa do Mundo do Qatar Imagem: David Ramos/Getty

Do UOL, em São Paulo

04/04/2022 10h26

O ex-jogador David Beckham ganhará nada menos do que cerca de R$ 924 milhões por emprestar a sua imagem ao Qatar pelos próximos 15 anos. De acordo com o 'The Telegraph', o acordo envolve "muitos parceiros comerciais diferentes", embora "nem todos os fundos" sejam garantidos.

A vinculação com o antigo astro da seleção inglesa é uma aposta do país que sediará a Copa do Mundo de 2022 para tentar melhorar sua reputação apesar das leis conservadores e das acusações de violação de direitos humanos. Segundo o jornal inglês, Beckham, que também é dono do Inter Miami (MLS), acreditaria que a promessa de mudança no Qatar é autêntica.

O periódico acrescenta que o acordo é o "mais político da carreira" do ex-meia e que a abertura de um escritório do Unicef, instituição humanitária com a qual ele atua há anos, pesou para a decisão. O que está "em jogo" para o Qatar com Beckham é o "apelo universal" do ex-jogador por ser "uma estrela acessível" e "nunca estar do lado errado nas discussões".

Durante a última semana, uma dirigente europeia causou um 'climão' no congresso da Fifa realizado no país. Em seu discurso, a norueguesa Lise Kaveness mencionou as mortes de trabalhadores migrantes nas obras da Copa, a falta de acesso às mulheres e a supressão de direitos da comunidade LGBTQIA+, entre outros assuntos.

Beckham, que esteve no Qatar recentemente e é um dos embaixadores do mundial, não esteve presente no sorteio da Copa do Mundo na última sexta-feira (1) por conta de preparativos para o casamento de seu filho mais velho, Brooklyn. No entanto, ele participou de uma série de encontros e eventos durante sua passagem pelo país e visitou a academia do PSG em Doha.

O 'Telegraph' ainda afirma que Beckham esteve no Qatar cerca de seis vezes desde o ano passado. Segundo o jornal, o ídolo inglês acredita que o país "está fazendo um verdadeiro progresso" e que o futebol pode ser um "agente de mudança".