Topo

Fluminense e Flamengo buscam glória no Carioca para afastar chance de crise

Paulo Sousa e Abel Braga se cumprimentam em jogo entre Flamengo e Fluminense pela ida da final do Campeonato Carioca Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

02/04/2022 04h00

Fluminense e Flamengo entram em campo logo mais, no Maracanã, na busca pelo título do Campeonato Carioca, e, por motivos distintos, também para evitar turbulências às vésperas do início daquela que pode ser considerada a temporada propriamente dita. O confronto será às 18h e os ingressos estão esgotados.

O time das Laranjeiras venceu o primeiro encontro, na última quarta-feira, por 2 a 0 e entra em campo com vantagem. O Rubro-Negro, por sua vez, precisa triunfar por três ou mais gols de diferença para assegurar o troféu.

Os 90 minutos da partida desta noite separam as equipes da glória ou da crise. No caso do Fluminense, mandante do duelo, o título pode representar um recomeço em 2022, após a crise gerada com a eliminação na fase preliminar da Libertadores.

Por outro lado, sofrer a virada e ver o rival campeão pode agravar o cenário, e gerar fortes contestações quando o time parecia começar a reagir, tendo a estreia na Copa Sul-Americana já na próxima quarta-feira, contra o Oriente Petrolero, no Maracanã.

"Futebol não se ganha antes do jogo. Estou muito contente com os jogadores. Hoje falei o seguinte: 'quem tem cicatriz é porque passou por dificuldade, e só com muito comprometimento se cura a cicatriz'. Essa do jogo passado foi curada. Que não nos tire do rumo para o próximo sábado", disse Abel Braga.

"É uma vitória que não nos garante nada, vamos colocar a bola no chão de novo e ver o que vai acontecer. Nosso presidente comentou isso, ali no vestiário, o saudoso Nelson Rodrigues, sandália da humildade", completou.

Já no lado do Flamengo, conseguir uma guinada na decisão e levantar a taça mostra força e dá ânimo a um elenco que vem patinando em momentos decisivos, e já amargou o vice da Supercopa do Brasil neste ano.

Apontado como grande favorito antes do início do Estadual — frente ao histórico recente — o vice pode fazer o trabalho do técnico Paulo Sousa ser contestado e chacoalha o departamento de futebol. No caso do time da Gávea, o pontapé na Libertadores será na próxima terça-feira, contra o Sporting Cristal, fora de casa.

"[Para ser campeão] Primeiramente, precisa fazer três gols, temos capacidade para fazer. Temos capacidade tática para superar nosso adversário, mesmo um adversário que tem vantagem de dois gols. Vai continuar fechado e procurando decisões erradas do Flamengo a nível individual. Mas temos confiança nos processos, no elenco e nos nossos jogadores para podermos superar esse caminho difícil e sermos tetra", disse Paulo Sousa.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE X FLAMENGO

Competição: Campeonato Carioca, segundo jogo da final
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Dia: 2 de abril de 2022, sábado
Horário: 18h (horário de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo
Assistentes: Daniel do Espírito Santo Parro e Carlos Henrique Lima Filho
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga

FLUMINENSE: Fábio; Calegari, Manoel (Nino), David Braz e Cristiano; André, Felipe Melo, Yago Felipe e Ganso; Willian (Luiz Henrique) e Cano. Técnico: Abel Braga

FLAMENGO: Hugo Souza; Fabrício Bruno (Leo Pereira), David Luiz e Filipe Luís; Matheuzinho (Rodinei), João Gomes, Willian Arão, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Técnico: Paulo Sousa

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fluminense e Flamengo buscam glória no Carioca para afastar chance de crise - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Carioca - 2022