Topo

Eliminatórias Europeias

Portugal leva susto, vence em noite apagada de CR7 e sonha com a Copa

Cristiano Ronaldo, seleção de Portugal, disputa bola durante jogo contra a Turquia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, no Estádio do Dragão. 24/03/2022 - MIGUEL RIOPA/AFP
Cristiano Ronaldo, seleção de Portugal, disputa bola durante jogo contra a Turquia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, no Estádio do Dragão. 24/03/2022 Imagem: MIGUEL RIOPA/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

24/03/2022 18h39

Classificação e Jogos

Portugal recebeu a Turquia hoje (24), em jogo único eliminatório válido pela repescagem das Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo do Qatar, e venceu por 3 a 1, com gols de Otávio, Diogo Jota e Matheus Nunes. Cristiano Ronaldo foi muito bem marcado e fez partida apagada, mas colaborou no ataque principalmente criando espaços. Burak Yilmaz descontou para a Turquia.

Com o resultado, Portugal segue vivo na repescagem da Copa do Mundo e enfrenta a Macedônia do Norte, que venceu a Itália por 1 a 0 em Palermo. O vencedor do jogo, enfim, terá a vaga assegurada na Copa do Mundo.

Portugal manda no começo e Turquia responde

O jogo começou muito disputado e, de certa maneira, truncado, com os jogadores tensos e evitando jogadas complexas. Portugal logo assumiu o controle da bola e buscou jogadas pelo lado direito do campo. A Turquia se dedicou a segurar a pressão lusitana e a apostar no contra-ataque.

Aos 15 minutos, depois de jogada trabalhada pela direita e um bom chute de fora da área na trave, Otávio aproveitou rebote para abrir o placar.

Perdendo, a Turquia mudou a postura, se soltou e começou a frequentar mais o campo ofensivo, sendo perigosa principalmente após pressionar a saída de bola portuguesa e conseguir recuperações na entrada da área.

Com a pressão alta da Turquia, Portugal perdeu o domínio do jogo e não conseguiu construir suas jogadas e sair da defesa. A Turquia até chegou a dominar a partida na metade final do primeiro tempo, se estabilizando defensivamente, mas não impediu o gol de cabeça de Diogo Jota após belo cruzamento de Otávio.

Diogo Joga (esq.) comemora com Cristiano Ronaldo (dir.) e Raphael Guerreiro após marcar o segundo gol da seleção de Portugal no confronto contra a Turquia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. 24/03/2022 - PEDRO NUNES/REUTERS - PEDRO NUNES/REUTERS
Diogo Joga (esq.) comemora com Cristiano Ronaldo (dir.) e Raphael Guerreiro após marcar o segundo gol da seleção de Portugal no confronto contra a Turquia pelas Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. 24/03/2022
Imagem: PEDRO NUNES/REUTERS

Turquia melhora e ameaça no segundo tempo

Com a Turquia precisando do resultado e saindo mais para o ataque, os espaços apareceram para Portugal, que seguiu sofrendo com a saída de bola, a força física e a velocidade dos turcos, que dominaram o meio-campo no começo da segunda etapa.

Aos 20 minutos, a Turquia conseguiu fazer valer o domínio no meio-campo, trocou passes em velocidade, aproveitou os espaços deixados pela defesa de Portugal e fez o gol depois de bela finalização de Burak Yilmaz. O gol deu novo ânimo para os visitantes, que empurraram a seleção lusitana contra a própria área e abusaram dos ataques em velocidade nas costas dos zagueiros portugueses.

Portugal, no segundo tempo, não conseguiu dominar o jogo em nenhum momento e não aproveitou os espaços deixados pela Turquia, que teve a bola, não foi pressionada, melhorou muito com as alterações e encurralou os mandantes. A Turquia chegou a ter um pênalti marcado a seu favor aos 39 minutos após falha de José Fonte, mas o capitão e artilheiro Burak Yilmaz bateu muito mal e isolou.

Após o pênalti perdido, a Turquia não conseguiu ameaçar mais a classificação de Portugal, que passou a gastar o tempo no campo ofensivo. Os mandantes ainda aproveitaram uma Turquia toda desarrumada na fase defensiva para marcar o terceiro gol com o luso-brasileiro Matheus Nunes. No último minuto de jogo, Cristiano Ronaldo ainda mandou uma bola no travessão.

Otávio, o dono do jogo

O brasileiro Otávio nasceu em João Pessoa, na Paraíba, mas se naturalizou português e hoje foi o protagonista da vitória de Portugal ao fazer um gol e dar uma assistência. O atacante brasileiro foi muito acionado pelo lado direito do ataque e correspondeu, participando das melhores chances de gol de Portugal.

De maneira geral, todo o ataque português fluiu bem, com Bruno Fernandes e Bernardo Silva municiando e ditando o ritmo de jogo dos atacantes, mas Otávio foi decisivo ao atacar os espaços e apostar em jogadas individuais e passes decisivos. O atacante luso-brasileiro foi um dos mais ovacionados após ser substituído.

Otavio comemora após marcar gol pela seleção de Portugal no confronto contra a Turquia pelas Eliminatórias da Copa, no Estádio do Dragão. 24/03/2022 - PEDRO NUNES/REUTERS - PEDRO NUNES/REUTERS
Otavio comemora após marcar gol pela seleção de Portugal no confronto contra a Turquia pelas Eliminatórias da Copa, no Estádio do Dragão. 24/03/2022
Imagem: PEDRO NUNES/REUTERS

Problemas na zaga de Portugal

Portugal perdeu os dois zagueiros titulares para os jogos da repescagem, já que o veterano Pepe testou positivo para covid-19 e Rúben Dias, do Manchester City, teve uma lesão na coxa atuando por seu clube.

Diante desse cenário, o técnico Fernando Santos optou por improvisar o volante Danilo Pereira, do PSG, na zaga ao lado do veterano José Fonte. Como se não bastasse todos esses problemas, o lateral João Cancelo estava suspenso e também desfalcou o time.

1998 foi a última vez que Portugal ficou de fora da Copa

Portugal participou apenas de sete edições da Copa do Mundo, mas desde 2002 não fica fora do Mundial. A edição de 1998, disputada na França, foi a última vez que Portugal não participou da Copa do Mundo.

Antes de 2002, Portugal havia participado da Copa do Mundo de 1966 e de 1986 apenas. O melhor resultado na história do país na competição foi justamente na primeira vez que participou, em 1966, quando ficou em terceiro lugar. Em 2006, com Felipão no comando, Portugal foi a quarta colocada.

A Turquia só disputou duas Copas do Mundo e se classificou para o torneio pela última vez em 2002, quando foi eliminada pelo Brasil, que seria o campeão sendo comandado por Felipão. Na ocasião, a Turquia terminou em terceiro lugar, melhor colocação na história do país. A outra Copa que a Turquia disputou foi apenas em 1954

Como Portugal e Turquia foram parar na repescagem?

Portugal teve um bom desempenho no Grupo A das Eliminatórias para a Copa do Mundo, mas perdeu para Sérvia no último jogo, em casa, e perdeu a liderança do grupo. Com 17 pontos somados e apenas uma derrota, Portugal ficou em segundo no grupo A, o que colocou o país na repescagem para a Copa do Mundo.

A última rodada colocou justamente as duas melhores seleções do Grupo A frente a frente. Em Portugal, a Sérvia venceu por 2 a 1 com um gol no último minuto, manteve a invencibilidade e garantiu uma vaga direta na Copa do Mundo ao totalizar 20 pontos.

A Turquia teve desempenho ruim na Eurocopa 2020, perdendo todos os jogos na fase de grupos. Já nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, a Turquia fez ótima fase de grupos e somou 21 pontos, perdendo apenas um jogo. Mesmo assim, a equipe acabou atrás da Holanda, que somou 23 pontos e ficou com a vaga direta na Copa do Qatar.

FICHA TÉCNICA

Portugal 3x1 Turquia

Campeonato: Repescagem das Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo
Estádio: Estádio do Dragão, no Porto, em Portugal
Dia: 24/03/2022
Hora: 16h45
Árbitro: Daniel Siebert (ALE)
Assistentes: Jan Seidel (ALE) e Rafael Foltyn (ALE)
VAR: Marco Fritz (ALE)
Gols: Otávio 15/1T (POR), Diogo Jota 41/1T (POR), Yilmaz 19/2T (TUR) e Matheus Nunes 48/2T
Cartões amarelos: Çelik (TUR) e Diogo Jota (POR), Çalhanoglu (TUR), Demiral (TUR), João Moutinho (POR)
Cartões vermelhos: -

Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Danilo Pereira, José Fonte e Raphael Guerreiro (Nuno Mendes); João Moutinho (Matheus Nunes), Bruno Fernandes (William Carvalho), Bernardo Silva e Otávio (Rafael Leão); Diogo Jota (João Félix) e Cristiano Ronaldo. Técnico: Fernando Santos.

Turquia: Çekir; Kabak, Demiral, Soyuncu e Kutlu (Dursun); Çelik (Yazici), Kokçu (Tokoz), Çalhanoglu e Akturkoglu (Unal); Under e Yilmaz. Técnico: Stefan Kuntz.