Topo

Eliminatórias Europeias

Itália perde para Macedônia do Norte e não vai à Copa pela 2ª vez seguida

Domenico Berardi lamenta chance desperdiçada em jogo entre Itália e Macedônia do Norte pelas Eliminatórias Europeias - Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
Domenico Berardi lamenta chance desperdiçada em jogo entre Itália e Macedônia do Norte pelas Eliminatórias Europeias Imagem: Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/03/2022 18h42

Classificação e Jogos

Em jogo dramático, a Macedônia do Norte venceu a Itália, hoje (24), por 1 a 0, no Estádio Renzo Barbera, em Palermo (ITA), pela repescagem das Eliminatórias Europeias, e segue viva na briga por uma vaga na Copa do Mundo do Qatar. A derrota tira a atual campeã da Eurocopa da segunda Copa do Mundo consecutiva, já que também não participou do Mundial da Rússia, em 2018.

Diante de sua torcida, a Itália dominou a partida desde o apito inicial, superou 30 finalizações no jogo, mas não conseguiu balançar as redes. Nos acréscimos, Aleksandar Trajkovski finalizou de fora e eliminou a tetracampeã mundial.

A Macedônia do Norte tenta a vaga para a Copa do Mundo na próxima terça-feira contra Portugal, que hoje venceu a Turquia. O vencedor estará classificado para o Mundial do Qatar.

Domínio azul

Inicialmente, a Itália não decepcionou os presentes no estádio Renzo Barbera e controlou o jogo desde o primeiro minuto. Trocando passes no campo de ataque, os donos da casa empurraram a Macedônia para a sua área. Encurralada, a seleção visitante se limitou a espantar qualquer bola que se aproximasse da grande área. A pressão permitiu à Itália ter mais de 70% de posse de bola, mas foi insuficiente para a Azzurra abrir o marcador.

Perdeu!

O goleiro Dimitrievski quase entregou um presente para a Itália. Aos 29 minutos do primeiro tempo, o arqueiro saiu errado com os pés e entregou a bola para Berardi. Com o gol vazio, o italiano chutou muito fraco e permitiu a recuperação do arqueiro da Macedônia, que se reposicionou e fez a defesa.

Apesar da falha, Dimitrievski interceptou pelo menos duas chances claras na etapa inicial, sendo a primeira em finalização de Immobile e a outra em chute de fora da área de Insigne.

Bombardeio

A Itália finalizou 16 vezes no primeiro tempo, sendo nove delas interceptadas pelo sistema defensivo da Macedônia do Norte. Do outro lado, os visitantes foram para o vestiário com apenas um chute na meta de Donnarumma.

Que drama!

A Itália voltou para o segundo tempo ainda mais agressiva e seguiu acumulando finalizações contra a meta de Dimitrievski. O domínio, no entanto, não foi suficiente para abrir o marcador em Palermo. Conforme os minutos se passavam, os italianos se afobavam e tomavam decisões erradas. Enfrentando uma Macedônia aplicada defensivamente, os italianos abusaram nos erros de passes e finalizações precipitadas.

Vale até beijo!

A Macedônia do Norte se segurou do jeito que pôde contra a atual campeã da Eurocopa, e o goleiro Dimitrievski "premiou" o zagueiro Alioski com um beijo após o defensor tirar com a ponta da chuteira a bola dos pés de Berardi.

Gol da Macedônia!

A Macedônia do Norte eliminou a Itália com um gol nos acréscimos. Aleksandar Trajkovski acertou belo chute de fora da área, sem chances para Donnarumma.