Topo

OPINIÃO

Vitão: Portugal é a seleção que fará mais falta à Copa se não classificar

Do UOL, em São Paulo

29/03/2022 11h48

Classificação e Jogos

A rodada de Eliminatórias da Copa do Mundo terá hoje a definição de sete seleções classificadas, com Portugal, de Cristiano Ronaldo, decidindo uma vaga com a Macedônia do Norte, enquanto a Polônia, de Lewandowski, enfrenta a Suécia, além de cinco duelos africanos, com destaque para a disputa entre Senegal, de Sadio Mané, e Egito, de Mohamed Salah, o que deixará um dos atacantes do Liverpool fora do Mundial no Qatar.

No UOL News Esporte, Vitor Guedes afirma que a seleção que mais deve fazer falta caso não consiga a classificação é a de Portugal, não apenas por Cristiano Ronaldo, mas pela geração de jogadores que tem, enquanto a Polônia tem Lewandowski, mas não um time para ir longe na Copa.

"Todos esses personagens fazem falta, lamentei os confrontos da África, já que classificam cinco, eu acho que deveria estar tanto Mané quanto Salah, o confronto fez jogar um contra o outro. Agora, já que tem que votar em um, acho que Portugal, que foi campeão europeu recentemente e, apesar do péssimo treinador, já estou cornetando aqui o Fernando Santos, é uma geração muito boa de Portugal", afirma Vitão.

"O Cristiano Ronaldo já está vivendo ali o canto do cisne, está jogando mais com o nome, mas é uma geração muito boa de Portugal, espalhada em vários times, Bernardo Silva, é um time forte e Portugal faria mais falta na Copa que os outros países que estão aí. Mas eu gostaria de ver o Egito por causa do Salah, de ver o Mané. O Lewa é um bom jogador, mas se a Polônia for para lá, é um time de primeira fase. Seria legal ver, mas a Polônia faz menos falta à Copa do Mundo", completa.

Sobre o risco de uma nova zebra envolvendo a Macedônia do Norte, que eliminou a Itália na fase anterior da repescagem, Vitor Guedes considera que tudo é possível quando envolve Portugal.

"Eu sempre brinco que Portugal é a Portuguesa da Europa, não dá para desacreditar de nada, Portugal consegue umas coisas, ganha de todo mundo e perde Eurocopa em casa para a Grécia. Então, de verdade, é muito favorito Portugal, a Macedônia do Norte é um país que tem menos habitantes que Belo Horizonte, um país que não é reconhecido em todos os lugares. Já fez uma história fantástica. É difícil eliminar a Itália na Itália, o sonho está vivo, mas eu apostaria em Portugal", conclui.