Topo

Brasil é único a jogar todas as Copas: quais as campeãs que deram vexame?

Berardi lamenta derrota da Itália para a Macedônia do Norte, pelas Eliminatórias Europeias à Copa do Qatar - Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
Berardi lamenta derrota da Itália para a Macedônia do Norte, pelas Eliminatórias Europeias à Copa do Qatar Imagem: Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/03/2022 04h00

Classificação e Jogos

A Itália protagonizou um verdadeiro vexame ao ficar de fora da Copa do Mundo de 2022, no Qatar, ao ser derrotada por 1 a 0 para a Macedônia do Norte, pela repescagem das Eliminatórias Europeias. A Azzurra, porém, não está sozinha.

Ao contrário do Brasil, que disputou todas as edições, algumas campeãs mundiais não se classificaram para Mundiais ao longo dos anos, e o UOL Esporte separou seis dessas zebras.

Itália: oito anos de jejum

Itália - Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images - Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images
Imagem: Matteo Ciambelli/DeFodi Images via Getty Images

A Itália está fora da Copa do Mundo pela segunda vez consecutiva. Atual campeã da Eurocopa, a Azzurra perdeu para a Macedônia do Norte por 1 a 0, pela repescagem das Eliminatórias da Copa, em Palermo (ITA). Apesar de superar 30 finalizações no jogo, a dona da casa não conseguiu furar o bloqueio adversário, que segue na luta por uma vaga no Mundial do Qatar graças ao gol de Alexandar Trajkovski, aos 47 do segundo tempo.

Já em novembro de 2017, a Itália não se classificou para o Mundial da Rússia pelo desempenho contra a Suécia. Após derrota por 1 a 0 no jogo de ida, os italianos ficaram no 0 a 0 em Milão (ITA) e desfalcaram uma edição de Copa do Mundo após 60 anos.

Dobradinha francesa

A seleção da França também ficou de fora de duas Copas consecutivas:1990 e 1994. Vivendo uma entressafra de jogadores, os franceses amargaram a terceira colocação das Eliminatórias Europeias de ambas as edições.

Em 1990, os Blues estavam em um grupo complicado, que contava com as fortes Iugoslávia e Escócia. Desperdiçando pontos em jogos fora de casa, como um empate com o Chipre, a França não se classificou ao Mundial da Itália.

Quadro anos depois, uma derrota surpreendente contra a lanterna e já eliminada Israel colocou em xeque a vaga para a Copa de 94. No confronto seguinte, o revés para a Bulgária, com gol nos minutos finais, após erro de Ginola, carimbou se vez o vexame francês.

E a Inglaterra?

Semifinalista da Copa de 1990, a Inglaterra ficou fora da edição seguinte do Mundial. A seleção formada por estrelas como Gascoigne e Alan Shearer ficou atrás de Noruega e Holanda em seu grupo nas Eliminatórias. Os ingleses empataram os dois jogos com adversários diretos em casa e, fora, perderam ambas as partidas por 2 a 0.

Também na América do Sul

Se a Copa de 1970 desperta boas memórias para os brasileiros, o mesmo não pode ser dito dos hermanos argentinos, uma vez que eles sequer chegaram a disputar o Mundial.

No Grupo A das Eliminatórias Sul-Americanas, a Argentina se complicou ao perder os jogos fora de casa para Bolívia (2 a 1) e Peru (1 a 0). Na sequência, os argentinos bateram a Bolívia por 1 a 0, em La Bombonera, e foram para a última rodada com chances de classificação. Precisando de uma vitória em confronto direto contra o Peru em casa, a Argentina empatou em 2 a 2 e deu adeus ao sonho de ir à Copa.

O Uruguai...

uruguai - David Cannon/Getty Images - David Cannon/Getty Images
Imagem: David Cannon/Getty Images

A seleção uruguaia ficou de fora da Copa do Mundo de 2006 após perder a repescagem para a Austrália. A Celeste terminou as Eliminatórias Sul-Americanas na quinta colocação, o que garantiu um lugar na repescagem. Após dois jogos contra os australianos - com uma vitória por 1 a 0 para cada lado - os sul-americanos perderam na disputa de pênaltis.