PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Quem é o jogador que pode criar um 'conflito diplomático' entre 4 países?

Michael Olise, jovem promessa do Crystal Palace - Sebastian Frej/Getty
Michael Olise, jovem promessa do Crystal Palace Imagem: Sebastian Frej/Getty

Do UOL, em São Paulo

12/03/2022 04h00

Classificação e Jogos

Faltando pouco mais de oito meses para o início da Copa do Mundo no Qatar, um meio-campista de 20 anos pode gerar um "conflito diplomático" entre quatro países, de acordo com o jornal 'Marca'. Trata-se de Michael Olise, jovem promessa do Crystal Palace, que pode escolher entre defender a seleção da Inglaterra, França, Nigéria ou Argélia.

Nascido em Londres, o jogador pode fazer como o irmão, Richard, e jogar pela seleção inglesa, uma vez campeã do mundo. No entanto, ele já optou anteriormente por vestir uma camisa com outra bandeira nas categorias de base e atuou pelo time sub-18 da França, pois sua mãe é francesa.

Além desses dois países europeus, Michael Olise também pode optar entre duas nações africanas. Embora a mãe tenha nascido na França, ela tem raízes argelinas, enquanto o pai é nigeriano.

A Nigéria, inclusive, tem sondado o jogador para reforçar sua seleção. Ele foi convocado como reserva para as partidas de qualificação da Copa das Nações Africanas, contra Benin e Lesoto. Apesar de a Argélia não feito nenhuma movimentação oficial, o jornal espanhol acredita que o país "não demorará" para entrar nessa disputa pelo jogador.

Ambas as seleções africanas estão entre as 10 que avançaram para a segunda fase das Eliminatórias. Em cinco confrontos diretos de ida e volta, essa etapa definirá as seleções do continente que se classificarão para o torneio mundial. As partidas serão realizadas no final de março, com a Argélia enfrentando Camarões e a Nigéria disputando uma das cinco vagas contra Gana.

Revelado pelo Reading, da Inglaterra, Olise foi contratado pelo Crystal Palace em julho de 2021 por cerca de R$ 51 milhões. Em 24 jogos na atual temporada, ele marcou quatro gols e deu sete assistências pelo clube. Ele defendeu a seleção sub-18 da França em três amistosos em 2019.

Futebol