Topo

Vasco

Sem vencer clássicos, melhora do Vasco não basta para brigar pelo Cariocão

De Arrascaeta, jogador do Flamengo, disputa lance com Nenê, do Vasco, durante partida no estádio Engenhao pelo campeonato Carioca 2022.  - Thiago Ribeiro/AGIF
De Arrascaeta, jogador do Flamengo, disputa lance com Nenê, do Vasco, durante partida no estádio Engenhao pelo campeonato Carioca 2022. Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/03/2022 04h00

A boa atuação não foi suficiente para o Vasco parar o Flamengo no Nilton Santos. O Cruz-maltino perdeu por 2 a 1 ontem (6) e amargou sua terceira derrota nos três clássicos que disputou na primeira fase do Campeonato Carioca.

Além da dor de cair diante de mais um rival, o revés na 10ª rodada também acende um sinal de alerta em São Januário. Com os 4 grandes classificados para a semifinal, o Gigante da Colina precisa reverter esse cenário se quiser sonhar com o título do Estadual.

Isso porque a equipe, com 19 pontos, não pode mais alcançar o Rubro-Negro, que chegou aos 23, na tabela. Ou seja, o Vasco terminará a primeira fase na terceira ou na quarta colocação e não terá a vantagem do empate na semifinal.

Na coletiva após o clássico, o técnico Zé Ricardo ressaltou a melhora da equipe em mais de uma ocasião. Por outro lado, o comandante evitou lamentar a desvantagem que terá no Estadual e deu a entender que o acesso para a Série A é o grande objetivo do clube na temporada.

"Gostaríamos de ter vencido para ter a vantagem na semi, mas agora é trabalhar e estar focado no que temos que fazer. Sabemos que o grande objetivo do Vasco no ano ainda está por vir", avaliou.

Neste cenário, é preciso avaliar que os rivais do Vasco estão na Série A. Olhando para isso, é possível projetar um cenário melhor para o time na Série B do que foi em 2021. No último ano, o clube terminou apenas na 10ª colocação, com 49 pontos, teve mais derrotas do que vitórias (15 a 13) e mais gols sofridos do que marcados (43 a 52).

"Fizemos um bom jogo, criamos algumas oportunidades, fomos mais seguros defensivamente. É nessa caminhada de crescimento que a gente espera ver o Vasco na temporada, sempre buscando a evolução em todos os setores", completou o treinador.

No meio do caminho, a Copa do Brasil

Antes de encerrar sua participação na primeira fase do estadual, contra o Resende no domingo (13), o Vasco volta suas atenções para a Juazeirense. O time baiano eliminou Sport e Cruzeiro na última edição do torneio e recebe o Vasco nesta quarta (9), às 21h30. Vale ressaltar que não há vantagem na segunda fase da competição, ou seja, em caso de empate, a definição da vaga acontecerá nos pênaltis.

"Na quarta temos outro desafio e, se tivermos esse espírito, poderemos conseguir a classificação diante da Juazeirense, que é um adversário bem difícil. Vai ser muito importante para nós e para o clube", comentou o técnico Zé Ricardo.

A importância da classificação para a terceira fase do Brasil está, também, na questão financeira. Disputar esta etapa garante R$ 1,9 milhão aos cofres dos classificados.

Vasco