Topo

OPINIÃO

Milly compara Pia com Tite e critica seleção feminina: "chata e defensiva"

Colaboração para o UOL, em Aracaju (SE)

17/02/2022 14h46

O Brasil estreou com empate por 1 a 1 contra a Holanda no Torneio da França, que serve de preparação para a disputa da Copa América. A seleção feminina saiu atrás do placar e precisou que Marta saísse do banco para evitar a derrota com gol de pênalti no fim.

No UOL News Esporte desta quinta-feira (17), a jornalista Milly Lacombe critica o estilo de jogo da seleção sob o comando de Pia Sundhage. Segundo a comentarista, a chegada da treinadora fez bem ao futebol feminino brasileiro, mas trouxe também uma mudança no estilo de jogo.

"É mais uma questão de como a gente joga do que quem joga. Temos uma geração muito boa de jogadoras, não faltam peças, elenco. Mas é um jogo pragmático, defensivo, todo correto, que se forma a partir de um sistema defensivo, que é a escola da Pia."

"Adoro a Pia, acho que desde a chegada dela o futebol feminino melhorou muito, ela se implicou no jogo como nenhum outro antes delas, toda reverência e honras a Pia, mas agora é hora de mudar. A gente precisa colocar mais em campo o que a gente é", acrescenta.

Milly ainda faz uma comparação interessante entre Pia Sundhage e o Tite, técnico da seleção masculina. Para ela, ambos traçam suas estratégias de jogo a partir do sistema defensivo.

"A Pia está fazendo mais ou menos o que a seleção masculina faz, vamos defender, atacar só na segurança, driblar mais ou menos. Ver os jogos da seleção feminina tem sido chato e não é para ser assim."

Com o gol salvador de Marta, o Brasil evitou sua primeira derrota na história para a Holanda. São três vitórias e quatro empates no retrospecto.

Além de Brasil e Holanda, o Torneio da França também reúne as donas da casa e a Finlândia. A técnica Pia Sundhage utiliza o torneio como preparação para a Copa América, que será classificatória à Copa do Mundo de 2023 e às Olimpíadas de 2024. A seleção encara as francesas no próximo sábado (19).