Topo

Marta entra no segundo tempo e evita derrota do Brasil para Holanda

Marta em cobrança de pênalti no jogo entre Brasil e Holanda - Thais Magalhães/CBF
Marta em cobrança de pênalti no jogo entre Brasil e Holanda Imagem: Thais Magalhães/CBF

Do UOL, em São Paulo

16/02/2022 16h55

O Brasil estreou com empate na temporada 2022. As comandadas de Pia Sundhage ficaram no 1 a 1 contra a Holanda nesta quarta-feira (16), no estádio Michel D'Ornano, em Caen, pelo Torneio da França, que também reúne as donas da casa e a Finlândia. A seleção brasileira volta a campo no sábado (19), contra a França, e encerra a participação contra as finlandesas na terça-feira (22).

Os gols foram marcados no segundo tempo. A Holanda abriu o placar com Beerensteyn, mas Marta, que começou no banco, entrou faltando 10 minutos para o jogo acabar e marcou de pênalti, mantendo a invencibilidade brasileira frente à Holanda. As duas equipes se enfrentaram sete vezes na história. Foram três vitórias brasileiras e quatro empates.

Foi o primeiro encontro das duas equipes após o empate por 3 a 3 na fase de grupos das Olimpíadas de Tóquio — as duas seleções caíram nas quartas de final da competição.

Com a intenção de realizar testes e preparar a seleção para a Copa América — classificatória para a Copa do Mundo de 2023 e para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024 —, Pia Sundhage escalou uma equipe bastante diferente da que disputou os Jogos Olímpicos, inclusive começando com Marta no banco. As holandesas se preparam para a disputa da Euro 2023 sob o comando do novo técnico, o britânico Mark Parsons.

O jogo começou bastante equilibrado, com chances para as duas equipes. Já no primeiro lance, o Brasil tomou um susto após uma cobrança de falta da Holanda para a área. A atacante Vivianne Miedema recebeu na segunda trave, tocou para o meio da área. Van der Gragt completou para o gol, Lorena fez defesa parcial e afastou o perigo.

Ary Borges com a bola durante partida da seleção brasileira contra a Holanda - Thais Magalhães/CBF - Thais Magalhães/CBF
Ary Borges com a bola durante partida da seleção brasileira contra a Holanda
Imagem: Thais Magalhães/CBF

O Brasil respondeu com um chute de Fe Palermo aos 5 minutos de jogo, após cobrança de escanteio. Mas a goleira Van Veenendaal defendeu com facilidade. Um minuto depois, Ary Borges teve a chance mais clara de gol do primeiro tempo. Ela recebeu na entrada da área, girou e chutou. A bola explodiu praticamente na quina da trave esquerda.

Com mais posse de bola no primeiro tempo, a Holanda voltou a assustar aos 29 minutos. Lorena não conseguiu interceptar o lançamento em profundidade para Miedema. Mas a zagueira Tainara bloqueou o chute da atacante do Arsenal.

Dois minutos depois, o Brasil perdeu outra oportunidade em uma boa troca de passes no ataque. Kerolin recebeu na direita e cruzou na cabeça de Ary Borges, livre na área. Mas a atacante do Palmeiras mandou a bola à esquerda do gol da Holanda.

O Brasil voltou com duas modificações para o segundo tempo. Na lateral direita, Pia tirou Antônia para a entrada de Letícia Santos. No ataque, Debinha deu lugar a Ludmila. Mas logo no início da etapa complementar, a goleira Lorena sentiu câimbra na panturrilha esquerda e foi substituída por Letícia.

Beerensteyn marcou gol para a seleção da Holanda - Divulgação/@oranjevrouwen - Divulgação/@oranjevrouwen
Beerensteyn marcou gol para a seleção da Holanda
Imagem: Divulgação/@oranjevrouwen

A Holanda abriu o marcador aos 15 minutos do segundo tempo, com Beerensteyn. Ludmila perdeu a bola no ataque, e Spitse fez um preciso lançamento para a atacante que joga no Bayern de Munique, que ganhou de Fe Palermo na corrida e chutou cruzado para o gol.

Após o revés, Pia promoveu novas mudanças, com a intenção de deixar o Brasil mais ofensivo. Tirou as volantes Luana e Duda, que deram lugar para as meias Ana Vitória e Giovana. Com câimbra, Kerolin deixou o jogo aos 34 minutos para a entrada de Marta.

Aos 34 minutos, a Holanda teve uma chance de ampliar o marcador. O Brasil errou a saída de bola, e Miedema recebeu na entrada da área. A atacante cortou a marcação e chutou forte para a boa defesa de Letícia.

O Brasil empatou aos 41 minutos do segundo tempo, após a arbitragem ver bola na mão da zaga holandesa. A camisa 10 do Brasil cobrou o pênalti com categoria, no canto direito de Van Veenendaal, que nem reagiu.

Antes do fim do jogo, a Holanda ainda teve uma jogadora expulsa. Van Dongen recebeu o segundo cartão amarelo aos 47 minutos após fazer uma falta para impedir o contra-ataque do Brasil.

Marta faz seu 118º gol pelo Brasil

Marta marca de penalti o gol de empate do Brasil contra Holanda - Reprodução - Reprodução
Marta marca de penalti o gol de empate do Brasil contra Holanda
Imagem: Reprodução

Contra a Holanda, Marta marcou seu 118º gol com a camisa da seleção. Mas a Rainha, que já disputou 177 jogos com a amarelinha, discordou dos números. "Eu tenho dúvidas dessa conta. Acho que perderam alguns golzinhos e jogos nesse meio, mas está valendo."

Em entrevista após a partida, Marta explicou que começou no banco porque só se juntou à seleção na terça-feira. "Feliz de ter entrado nos últimos 5, 10 minutinhos. Fiz uma viagem muito longa e acabei chegando ontem. Porém o que eu vi da seleção me deixou muito feliz porque a gente está em período de transição, muitas meninas novas, e já começar o ano enfrentando uma grande equipe como a Holanda. E a gente enfrentou de frente".

Marta ainda analisou que a Holanda estava melhor preparada para a partida, já que a maioria das jogadoras atua na Europa, que está no meio da temporada. Por outro lado, a seleção brasileira tem atletas que atuam tanto na Europa como no Brasil, onde a temporada está começando, e nos Estados Unidos, como é o caso da camisa 10, que ainda está em pré-temporada.

"Nesse sentido, elas estão bem mais preparadas que a gente porque a temporada delas, que jogam aqui na Europa já está rolando faz um tempão. Mas acredito que é importante a gente fazer jogos assim porque é nas dificuldades que a gente cresce", finalizou.

Brasil x Holanda

Data: 16/02/2022

Local: Estádio Michel D'Ornano (Caen - França)

Hora: 15h (de Brasília)

Gols: Beerensteyn (Holanda) aos 15' do 2º T e Marta (Brasil) aos 41' do 2º T.

Brasil: Lorena (Letícia); Tainara, Daiane, Antonia (Letícia Santos) e Fe Palermo; Duda (Giovana), Luana (Ana Vitória), Kerolin (Marta) e Ary Borges; Debinha (Ludmila) e Geyse. Treinadora: Pia Sondhage.

Holanda: Van Veenendaal, Nouwen, Van Dongen (expulsa), Van Der Gragt, Casparij (Van Es); Spitse, Pelova, Groenen; Martens, Beerensteyn (Leuchter) e Miadema (Brugts). Técnico: Mark Parsons