Topo

Neto defende Edmundo após polêmica com insinuação racista em comentário

Neto, no "Os Donos da Bola", da TV Band - Reprodução/TV Band
Neto, no "Os Donos da Bola", da TV Band Imagem: Reprodução/TV Band

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/02/2022 15h24

O apresentador Neto, da Band, saiu em defesa do comentarista Edmundo, após a polêmica envolvendo o ídolo palmeirense e uma suposta insinuação racista em uma declaração sobre Lukaku durante a final do Mundial de Clubes. Na partida, o Palmeiras foi derrotado pelo Chelsea por 2 a 1, com um gol do atacante belga.

Neto se dirigiu à jornalista Renata Mendonça, da Globo, que criticou Edmundo nas redes sociais após o comentarista dizer que Lukaku tinha pouca técnica durante a transmissão. O apresentador da Band disse que o colega emitiu apenas uma opinião técnica, da qual Neto disse discordar.

"Oh, menina que criticou o Edmundo aí. Quem é você? Quem é você em relação a falar que o Edmundo é racista? Como você pode falar uma coisa dessas? Até porque, se hoje as mulheres estão aí, arrebentando a boca do balão, o futebol feminino, é todo mundo junto", disparou Neto, no programa "Os Donos da Bola", hoje (15).

"Ele não quis dizer nada disso. Ele só acha que o Lukaku é ruim tecnicamente. E eu já discordo dele. Acho que o Lukaku é um monstro, o melhor centroavante do futebol mundial. Nem por isso vou brigar com o Edmundo. Agora, você querer usar uma ideia sua e colocar o Edmundo em uma parada que não é legal, você não está certa. Muito pelo contrário. Você até comenta bem. Vocês têm que parar com isso", continuou.

Incomodado, Neto voltou a abordar o assunto em outro momento do programa. O apresentador opinou que há um exagero da sociedade em relação a certos assuntos, o que ele chamou de "lacração". Na opinião do apresentador, a crítica de Renata Mendonça foi leviana.

"A gente vê hoje o quanto a torcida faz a lacração. As pessoas fazem lacração em relação ao feminismo. Nós fazemos lacração em relação ao machismo, ao racismo. Pô, quando o Edmundo fala que o Lukaku não tem técnica, é uma opinião do Edmundo", defendeu.

"Não tem nada a ver com a África, com nada. A gente fala isso do Usain Bolt, do Pelé, o Jairzinho? O Julio César [zagueiro]? Pera aí! Luís Pereira. Isso é querer ser lacrador de coisa que não tem nada a ver. [...] Leviano é querer ser lacrador em coisa que não faz sentido", finalizou.

Entenda a situação

Comentarista da transmissão de Palmeiras e Chelsea na Band, Edmundo criticou Lukaku alguns minutos antes de o atacante belga abrir o placar da partida, dizendo que ele tinha pouca técnica.

Na sequência, sem citar nomes, Renata Mendonça criticou o comentário, opinando que, além de desconhecimento, a declaração reforça um clichê racista de que atletas negros "não podem ter técnica/inteligência" para jogar.