Topo

Grêmio

Grêmio se prepara para retrancas na Série B e cobra atitude de volantes

Lucas Silva, volante do Grêmio, em ação na partida contra o Guarany de Bagé - Lucas Uebel/Grêmio
Lucas Silva, volante do Grêmio, em ação na partida contra o Guarany de Bagé Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

07/02/2022 04h00

O Grêmio ainda está longe de começar a batalha pelo retorno à elite do futebol brasileiro. Mas enquanto disputa o Campeonato Gaúcho, do qual assumiu a liderança ao vencer o Guarany de Bagé, ontem (6), o Tricolor já pensa nos adversários que irá encarar na prioridade de 2022. Por isso, o treinador Vagner Mancini alertou seus volantes e pediu atitude para abrir retrancas rivais.

"Essa será a tônica dos jogos. Dificilmente teremos rivais adiantados, marcando em cima contra nós [na Série B]. Hoje foi um teste para que entendamos o que vai acontecer ao longo da temporada", disse o técnico após a vitória de 2 a 0 de sua equipe.

O Guarany de Bagé jogou com cinco defensores na Arena e recuou suas linhas o jogo inteiro. Mesmo que tenha sofrido um gol com dois minutos de bola rolando, o time visitante não se soltou ao ataque em momento algum.

O Grêmio, por outro lado, encontrou dificuldades para criar. Mancini, então, alertou os responsáveis pelos primeiros passes. Segundo ele, zagueiro, e principalmente volantes, precisam tomar atitudes que abram a defesa do oponente.

"Se eu falar de Lucas [Silva] e Thiago [Santos] do fim do ano passado, eles tinham velocidade na saída de jogo e foram responsáveis pela grande evolução do time. Cobro muito isso deles. Quem dá a velocidade ao time são os volantes. Quando vemos um jogo amarrado, eu acho que é em função de muita bola jogada para trás. Quem joga no Grêmio, naquele setor do campo, tem que arriscar. Não dá para enfrentar adversários, em qualquer campeonato, com dificuldades de criação. A demora na saída vai irritando todo mundo. Eu tenho certeza que o Lucas e o Thiago têm muito a evoluir, como foi no ano passado", opinou Mancini.

Além deles, os zagueiros também estão recebendo orientações para acelerar o início das jogadas, principalmente contra adversários fechados. A atitude prepara o Grêmio para um cenário que tende a ser rotina nos jogos da segunda divisão.

"Não sei se a dificuldade dos volantes, e também dos zagueiros, porque os dois zagueiros também são responsáveis por esta saída, se deve ao físico. Às vezes é leitura de jogo, posicionamento. No início da partida, tivemos o Lucas [Silva] entrando entre os zagueiros, mas o passe não era no ponto futuro, para que Geromel e Bruno Alves saíssem jogando. É necessário leitura, entendimento de jogo para dar velocidade na bola. O que fura uma retranca é dar velocidade na bola. Ou se agride, ou tem que rodar a bola rapidamente. Não aconteceu no primeiro tempo, não só com os dois volantes, mas com os dois zagueiros também", completou citando o duelo pela quarta rodada do Gauchão.

O Grêmio entra em campo novamente na quarta-feira (9). O adversário será o Aimoré, fora de casa. Com 10 pontos, o Tricolor lidera o Estadual.

Grêmio