Topo

Gaúcho - 2022

Grêmio passa fácil pelo Guarany de Bagé e assume a liderança do Gauchão

Diego Souza comemora seu gol pelo Grêmio com Benítez  - Maxi Franzoi/AGIF
Diego Souza comemora seu gol pelo Grêmio com Benítez Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

06/02/2022 21h25

O Grêmio não teve dificuldades para bater o Guarany de Bagé, hoje (6), na Arena, por 2 a 0, pela quarta rodada do Gauchão. A vitória coloca o Tricolor na liderança da competição. Os gols foram anotados por Diego Souza e Janderson.

Com 10 pontos, o Tricolor pulou para o topo da tabela. Exatamente o contrário do momento vivido pela equipe do interior, que está em último e não somou um ponto sequer até agora.

O Grêmio volta a campo na quarta-feira (9), quando encara o Aimoré, fora de casa. O Guarany de Bagé, também na quarta, recebe o Caxias.

Foi bem: Artilheiro, Diego Souza decide

O Grêmio controlava o jogo, mas criava pouco. Até Diego Souza ter uma chance. Após receber de Fernando Henrique, o artilheiro da temporada passada protegeu a bola e chutou cruzado para marcar seu segundo gol em 2022.

Foi mal: Vavá e Otávio fazem lambança

Vavá e Otávio, lateral esquerdo e goleiro do Guarany de Bagé, fizeram uma lambança no começo do jogo. Um lançamento de Thiago Santos estava controlado pela defesa, mas Vavá tentou recuar para o goleiro de cabeça. Otávio estava saindo para defender a bola e acabou surpreendido. Sem conseguir pegar, o goleiro viu Janderson marcar o primeiro gol gremista.

"Faltou comunicação. Fica difícil para ouvir com barulho, e faltou comunicação na jogada", disse Wagner Freitas, defensor do Guarany, após o primeiro tempo.

Campaz sai lesionado, e Benítez estreia

Campaz foi mantido por Vagner Mancini no meio-campo do Grêmio. Mas a titularidade durou apenas 30 minutos. Com dores no joelho direito após uma pancada, deu lugar a Martín Benítez, que estreou com a camisa tricolor. Após alguns minutos tímidos, o argentino conseguiu encontrar seu espaço em campo e deu ótimos passes, além de dribles importantes próximos do gol rival.

O jogo do Grêmio: Controle e segurança

O Grêmio saiu na frente logo com dois minutos de jogo. Após se aproveitar de uma falha defensiva do adversário, o time de Mancini administrou o jogo. Com segurança e sempre próximo de marcar, o Tricolor acertou a trave com Lucas Silva e Villasanti e criou oportunidades sem muito esforço durante boa parte do jogo. Na etapa final, Diego Souza ampliou a tranquilidade gremista com mais um gol.

O jogo do Guarany: Falha e gol cedo mudam o jogo

Todo plano do técnico Cristian de Souza foi destruído em dois minutos. A ideia de recuar as linhas e buscar o contra-ataque do comandante, que fez sua estreia, precisou ser alterada com placar adverso em razão de um erro de sua defesa. Ainda que precisasse empatar para somar os primeiros pontos no Gauchão, o Guarany mostrou pouca força. Frequentou o ataque em raros momentos e só esteve perto de igualar em bolas lançadas para área.

Cronologia

Numa falha bizarra da defesa do Guarany de Bagé, Janderson abriu o placar para o Grêmio logo com dois minutos do primeiro tempo. Diego Souza ampliou aos 14 da etapa final.

Apoio a Jean Pyerre

Antes da partida, o meia Jean Pyerre foi homenageado nos telões da Arena. A mensagem "força, Jean Pyerre" com uma imagem do jogador foi apresentada para aplausos da torcida. O meia teve diagnosticado um tumor nos testículos na última semana. O atleta voltou ao Brasil para tratamento. O Tricolor e o estafe do armador não acreditam que o contrato de empréstimo com o Giresunspor, da Turquia, será rompido.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 2 x 0 GUARANY DE BAGÉ
Data: 06/02/2022 (Domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Rodrigo Brand da Silva
Auxiliares: André da Silva Bittencourt e Juarez Mello Júnior
Cartões amarelos: Jarro, Wagner Freitas (GUA); Thiago Santos (GRE)
Gols: Janderson, do Grêmio, aos 2 minutos do primeiro tempo; Diego Souza, do Grêmio, aos 14 minutos do segundo tempo;

GRÊMIO: Gabriel Grando; Orejuela, Bruno Alves, Geromel e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Villasanti), Lucas Silva (Fernando Henrique), Janderson (Gabriel Silva), Campaz (Benítez) e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Vagner Mancini.

GUARANY DE BAGÉ: Otávio; Raphinha, Léo Kanu, Wagner Freitas, Diego Macedo (Gustavo Sapeka) e Vavá; David Cunha, Lucas Hulk (Marcos Paulo), Rafael Carrilho (Robert) e Jarro (Roger Bastos); Wallan Luan (Leandro Canhoto). Técnico: Cristian de Souza.