Topo

São Paulo

OPINIÃO

Colunistas: O que explica segundo pior início de Paulistão do São Paulo?

São Paulo: O técnico Rogério Ceni durante partida contra o Red Bull Bragantino pelo Paulistão 2022 - LEONARDO SGUACABIA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
São Paulo: O técnico Rogério Ceni durante partida contra o Red Bull Bragantino pelo Paulistão 2022 Imagem: LEONARDO SGUACABIA/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

04/02/2022 11h48

O São Paulo ainda não sabe o que é vencer no Campeonato Paulista 2022. Após estrear com derrota por 2 a 1 para o Guarani e empatar sem gols com o Ituano, o time comandado por Rogério Ceni voltou a ser superado na noite de ontem (3), pelo Red Bull Bragantino, por 4 a 3.

Com esse desempenho, o Tricolor já computa o segundo pior começo de Campeonato Paulista da sua história - superando apenas o de 1936, segundo o historiador Alexandre Giesbrecht.

Convocamos então os colunistas do UOL Esporte para responderem à seguinte pergunta: O que explica o segundo pior início de Paulistão do São Paulo? Veja o que eles disseram:

Conjunção de fatores, que vão desde a mudança radical na proposta de jogo, de Crespo para Ceni, passando por uma gestão confusa, elenco desequilibrado e novas peças ainda desorientadas no meio desse caos. Para piorar, o temperamento do treinador que joga tudo ainda mais para baixo.
ANDRÉ ROCHA

A mesma coisa que explica o péssimo desempenho no Brasileirão.
JUCA KFOURI

Não tem resposta definitiva para isso: mas há erros evidentes na formação do sistema defensivo desde a estreia - parte importante disso tem relação direta com o jeito do Rogério pensar futebol e armar seus times. Depois do áudio vazado e do medo de comprometer a sua reputação, Rogério com o apoio da diretoria apostou em uma reformulação que não incluiu nem volantes (aliás perdeu Liziero, por exemplo) nem zagueiros. 3 rodadas não decretam o fim de nada, mas, como diria um dirigente rival, há necessidade de correção de rota (sem mudança de técnico).
MARÍLIA RUIZ

A ideia de fazer do início do campeonato uma pré-temporada. Usar 23 jogadores em três jogos. A falta de volante. E o erro grotesco de Miranda.
MENON

Era óbvio que a chegada de vários reforços não iria fazer o time jogar bem de imediato. Mas é preciso que Rogério Ceni defina logo sua formação ideal e corrija problemas sérios que está tendo no setor defensivo. Não é normal levar quatro gols em um jogo. E já deveria ter assegurado a Jandrei a titularidade do gol.
MILTON NEVES

Rogério Ceni acerta ao testar muitos jogadores no início do Paulistão. A hora é essa. Mas as mudanças dificultam o entrosamento. O time também sofre com falhas individuais e com a dificuldade do treinador em dominar esse pacote de situações.
PERRONE

Essa pergunta é fácil: ter Rogério Ceni como técnico do time!
RENATO MAURÍCIO PRADO

O São Paulo reformulou seu elenco. Perdeu vários jogadores e trouxe cinco novos. Rogério Ceni está fazendo testes, vem contando com desfalques e é natural, em início de temporada, o time oscilar. Mas é preciso encaixar logo as peças. Em breve virão os clássicos e a cobrança vai ser grande em caso de novos tropeços.
RODOLFO RODRIGUES

São Paulo