Topo

Petrolina foi da 'vaquinha' à vitória sobre o Bota com o ex-briguento Popó

Jogadores do Petrolina celebram gol sobre o Botafogo, na Copinha - Reprodução SporTV
Jogadores do Petrolina celebram gol sobre o Botafogo, na Copinha Imagem: Reprodução SporTV

Alexandre Araújo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/01/2022 04h00

Do pedido de ajuda nas ruas da cidade a uma vitória histórica. O triunfo do Petrolina sobre o Botafogo, na última quinta-feira, foi o primeiro do clube na história da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e representou muito mais que apenas três pontos para o autor do gol o triunfo. O meia Popó, que ganhou esse apelido devido ao famoso pugilista brasileiro, fez o município pernambucano explodir de alegria.

A Fera Sertaneja, como o time é conhecido, é um dos cinco representantes de Pernambuco na Copinha, ao lado de Sport, Náutico, Santa Cruz e Retrô. Sem recursos financeiros, comissão técnica e jogadores foram às ruas e às redes sociais para financiar a viagem até Taubaté. O custo para chegar à cidade-sede da equipe nesta primeira fase do torneio era de R$ 40 mil— a estadia e alimentação estão sendo custeadas pela Federação Paulista de Futebol, organizadora do evento.

Com a missão cumprida, embarcaram para a principal competição de base do país, e foram quase dois dias de ônibus até o destino final. O desembarque aconteceu apenas um dia antes da estreia.

Após a derrota para o Taubaté, time da casa, porém, veio o resultado positivo frente ao Botafogo, e a possibilidade de assegurar a classificação à próxima fase. Amanhã (9), a equipe encara a Aparecidense, lanterna do grupo.

O Petrolina estreou na Copa São Paulo em 2020, mas foram três derrotas, para Palmeiras, Ferroviária e União-MT. Na última temporada, devido à pandemia de coronavírus, o torneio não foi realizado.

"Vitória importante, ainda mais por ser contra um grande clube do futebol brasileiro. Foi um jogo em que conseguimos estar organizados e segurar o resultado até o final. Jogo que, além de tudo, por ser em uma Copa São Paulo, contra um grande clube, de repercussão grande no Brasil", disse o coordenador Willian Lima.

Com isso, nós esperamos que possamos ter um apoio maior de quem trabalha com futebol, ou que possamos dar visibilidade a alguns jogadores para termos um retorno, e trabalhar um pouco mais. Vitória gigantesca para todo um contexto que envolve a nossa participação, ter chegado após todas as dificuldades."

O gol do triunfo histórico foi marcado por Anderson Santos, conhecido como Popó. O apelido não carrega muito mistério: é uma referência ao pugilista Acelino 'Popó' Freitas, dono de quatro títulos mundiais em diferentes categorias. Criança agitada e chata, como ele mesmo se definiu, acabou ganhando a alcunha de um tio por gostar de brigar. Porém, garante que a família nunca incentivou as lutas, e o futebol contribuiu para que "andasse nos trilhos".

"O futebol ajudou por conta da disciplina que tem de ter, e meus pais sempre me ensinaram que brigar não leva ninguém a lugar algum. Então, isso, graças a Deus, ficou lá na infância. Apesar do apelido, meu sonho, desde de sempre, foi jogar futebol", garantiu.

Ele celebrou o feito diante do Alvinegro e assegurou que o Petrolina vai lutar para estar na segunda fase da Copinha.

"Foi uma alegria imensa marcar contra um grande time como é o Botafogo. Eu e minha equipe estamos muito felizes. Essa vitória foi muito importante, tirou um peso de nossas costa porque a gente não tinha feito uma boa estreia e conseguimos dar a volta por cima, e vamos em busca da classificação"