Topo

Botafogo

Petrolina marca no início, vence Botafogo e 'embola' Grupo 14 da Copinha

Jogadores do Petrolina celebram gol sobre o Botafogo, na Copinha - Reprodução SporTV
Jogadores do Petrolina celebram gol sobre o Botafogo, na Copinha Imagem: Reprodução SporTV

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

06/01/2022 17h18

O Petrolina surpreendeu e venceu o Botafogo por 1 a 0, na segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior, na tarde de hoje (6), em Taubaté, deixando o Grupo 14 embolado. Popó, que abriu o placar logo no começo do jogo, foi o autor do gol da vitória.

Com o resultado, a equipe pernambucana conquistou os primeiros três pontos e está na terceira colocação, empatada com o próprio Alvinegro, que havia vencido na estreia e ocupa a segunda colocação por causa do saldo de gols. O Taubaté, com quatro pontos, é o líder, enquanto a Aparecidense, com um, é a lanterna.

Na próxima rodada, no domingo, o Glorioso enfrenta o Taubaté, enquanto o Petrolina encara a Aparecidense.

Gol logo no começo

A partida mal começou e já teve comemoração. Logo aos cinco minutos, Popó, após cobrança de escanteio, desviou de cabeça e mandou a bola para o fundo da rede.

Com um gramado em um estado não muito bom e com muitas poças, prejudicou um pouco o andar do jogo no primeiro tempo para os dois times. Assim, as oportunidades de gol não foram tão constantes.

Na reta final da etapa inicial, uma chance para cada lado. Primeiramente, o Petrolina quase ampliou a vantagem quando Kinho saiu na cara de Lucas Barreto, mas o goleiro alvinegro fez boa defesa. Logo depois, Raí finalizou de fora da área e Weverton defendeu.

"Copa do Mundo para mim"

Autor do gol do Petrolina, Popó afirmou que a Copa São Paulo, para ele, é como se fosse uma Copa do Mundo.

"Foi um excelente primeiro tempo, mostramos muito. Foi um jogo difícil, mas encaramos de igual para igual porque o futebol não é fácil. No meio das dificuldades, a gente vem somando. O Petrolina é um clube pequeno, como vocês sabem. Muito difícil chegar aqui e fazer o gol, mas fico muito feliz por ter marcado um gol na Copa São Paulo, uma Copa do Mundo para mim. Sonho de criança', disse, ao SporTV.

Estratégias diferentes

Na volta do intervalo, o Botafogo tentou jogar com as linhas mais próximas e teve uma presença maior no campo de ataque. O Petrolina, por sua vez, tenta as saídas em contra-ataque.

O Alvinegro deu alguns sustos na zaga pernambucana. Em uma deles, Raí chutou e a bola desviou em Daniel antes de sair para escanteio. Os jogadores do clube carioca reclamaram um toque no braço do adversário, mas a arbitragem manteve a marcação anterior.

O técnico Ricardo Resende fez algumas alterações tentando mudar o panorama do jogo. Quando o jogo caminhava para a reta final, a chuva voltou e quase saiu o empate. Em jogada aérea, Marquinhos mandou na trave. No rebote, Reydson tentou aproveitar o rebote duas vezes, mas a bola empacou na poça e Weverton conseguiu segurar.

No último minuto, o Glorioso ainda carimbou o travessão, após cobrança de escanteio.

Casos de covid

Na última terça-feira, o Botafogo informou que Dudu, Gabriel Toebe e Kawan, que estavam no elenco da Copinha, testaram positivo para covid-19. Mauricio, Juan e Nicolas, jogadores que estavam treinando no Rio de Janeiro, foram deslocados para Taubaté para reforçar o grupo.

Botafogo