Topo

Fluminense

Após reforços, Fluminense analisa elenco e pode ter novas saídas em breve

Mario Bittencourt, presidente do Fluminense, concedeu a primeira coletiva de 2022 - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Mario Bittencourt, presidente do Fluminense, concedeu a primeira coletiva de 2022 Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

08/01/2022 04h00

Um dos clubes que se mostrou mais voraz no mercado da bola entre as temporadas 2021 e 2022, o Fluminense ainda pode ter novas mudanças no elenco, mas, agora, nem tanto em relação a chegadas. Após anúncios recentes e situações encaminhadas por reforços, a diretoria analisa nomes que, possivelmente, não vão permanecer para este ano.

O Tricolor já anunciou, além do técnico Abel Braga, o volante Felipe Melo, o atacante Willian Bigode, o lateral Pineida, o zagueiro David Duarte e o meia Nathan. Além disso, tem um acerto com o atacante Cano e caminha nas negociações com o lateral-esquerdo Cristiano, que pertence ao Sheriff, da Moldávia.

Com as novas opções, alguns setores podem ter jogadores perdendo espaço. Desse modo, a cúpula e a comissão técnica estudam os próximos passos.

Em coletiva realizada ontem (7), o presidente Mário Bittencourt pontuou que as despedidas não significam, proporcionalmente, novas contratações. Porém, ressaltou que pode haver casos de perda de jogadores por venda, como seria o caso do zagueiro Nino, o que pode fazer o clube voltar ao mercado.

O mandatário indicou ainda que, na visão de Abel Braga, a chance de ter o sub-23 ao lado possibilita o trabalho com um elenco enxuto.

"Podem acontecer novas saídas, e estas saídas já estavam projetadas e planejadas por nós internamente. A princípio, isso não vai gerar uma nova chegada de jogadores porque precisamos trabalhar com um elenco do tamanho que trabalha um elenco profissional, entre 30 e 34 atletas, até um pouco menos. Até porque, uma das coisas que o Abel gostou muito quando fizemos a primeira reunião para contrato, foi quando dissemos que temos o sub-23 que treina todo dia aqui no CT. Ele ficou feliz com essa informação. Quem não tem o sub-23 no mesmo local precisa de um elenco mais inchado até para dar treino. Quando ele soube que tem o sub-23 aqui, ele disse que vai trabalhar com um elenco ainda mais enxuto", disse.

"O fato de saírem alguns jogadores não significa que outros chegariam. Mas também temos a possibilidade da saída do jogador para venda, seria o caso do Nino, o que não aconteceu. Podem acontecer uma chegada ou duas, dependendo das saídas que forem realizadas", completou.

Nino recebeu uma proposta do Tigres, do México, mas o Fluminense, tem 60% dos direitos do jogador, não chegou a um acordo com o Criciúma, que os outros 40%, e as negociações não avançaram neste primeiro momento.

Segundo Bittencourt, reforços que possam chegar a partir de agora serão aqueles considerados "oportunidade de mercado":

"Vão sair jogadores, sim, mas, a princípio, vamos fechar as contratações. Ou uma grande oportunidade que possamos trazer e que possamos planejar 2022, 2023, mas aí seria uma grande oportunidade".

Dos jogadores que já se despediram após não terem o contrato renovado, pode-se citar lateral-esquerdo Egídio e os atacantes Abel Hernandéz e Bobadilla. Egídio foi para o Coritiba e Abel foi anunciado pelo Atlético de San Luís, do México.

Fluminense