Topo

'Copinha' do Japão é disputada por escolas e virou fábrica de gols virais

"Cirandinha" do Takagawa Gakuen tem feito sucesso durante campeonato escolar do Japão - Imagem: Reprodução/Twitter
"Cirandinha" do Takagawa Gakuen tem feito sucesso durante campeonato escolar do Japão Imagem: Imagem: Reprodução/Twitter

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

02/01/2022 04h00

O mundo do futebol foi marcado nos últimos dias por gols surpreendentes, marcados em um campeonato juvenil do Japão. O Campeonato Nacional de Futebol de Escolas Secundárias não é apenas um nome longo, mas um torneio tradicional, o mais antigo do país, que é mais visto até do que a J-League —a Série A deles.

O torneio é uma versão japonesa da Copa São Paulo de Juniores, mas a maioria dos 96 times participantes é escolar, não de clubes de futebol. Todos eles se classificam para a competição nacional a partir de torneios locais e partem para os jogos durante as férias escolares de inverno. Uma das escolas é a Takagawa Gakuen, que nesta semana ganhou fama mundial após dois gols marcados em jogadas de bola parada ensaiadas com cirandas.

Outro gol que ficou famoso foi marcado de pênalti por Ryutsu Keizai, que demorou nada menos do que 34 segundos para "correr" até a marca da cal, deslocar o goleiro e converter sua cobrança. A quantidade de jogadas ensaiadas é impressionante: tem lateral cobrado nas costas do companheiro, barreira falsa na cobrança de falta e muito mais.

Disputado desde 1917, o campeonato é quatro anos mais antigo do que a Copa do Imperador, o torneio de futebol profissional mais longevo do Japão. Nestes anos todos, só não houve jogos durante a Segunda Guerra Mundial, de modo que o torneio atual é especial por ser a 100ª edição.

Há alguma semelhança com o esporte universitário dos EUA: cada escola tem sua torcida, composta por ex-alunos e qualquer pessoa com alguma ligação com o colégio. Os ingressos das semifinais e finais, que acontecem na semana que vem, chegam a 5 mil ienes (cerca de mais de R$ 240).

A popularidade passa também pela transmissão. Enquanto o Campeonato Japonês dos profissionais passa apenas nos canais por assinatura, as fases finais da "Copinha do Japão" estão na TV aberta, o que facilita o acesso a uma parte maior da população japonesa. Na prática, mais gente vê a final do torneio colegial do que um jogo comum da J-League.

O torneio juvenil é dividido em três versões: colegial masculino, colegial feminino e sub-18 feminino. Após oito jogos na madrugada de hoje (2), o masculino agora está nas quartas de final, que têm partidas previstas para terça-feira (4).

Todos os gols da primeira fase do torneio 2021-22:

Algumas jogadas marcantes da atual edição: