Topo

OPINIÃO

Milly: Corinthians mira Cavani e Suárez, mas deve fundo de garantia

Do UOL, em São Paulo

30/12/2021 12h20

O Corinthians tem o objetivo de contratar um centroavante para causar impacto no futebol brasileiro, colocando os uruguaios Edinson Cavani, do Manchester United, e Luis Suárez, do Atlético de Madrid, como alvos, além da opção de Diego Costa, mas tudo isso com um investimento que deve passar de R$ 19 milhões por temporada somente com um jogador.

No UOL News Esporte, Milly Lacombe afirma que para o torcedor corintiano esse investimento cria grande expectativa, mas lembra que o clube tem dívidas trabalhistas que são pouco comentadas e, por este ponto de vista, é uma situação preocupante.

"Tem multidões dentro de mim falando, a torcedora diz 'nossa, que legal se vier um centroavante desse nível, qualquer um dos três'. Mas tem uma coisa mais responsável que diz o seguinte, o Corinthians não tem dinheiro, deve, a verdade é essa. Deve, mas até aí a gente também tem que separar as dívidas. Deve para banco? Ok, banco não está precisando de dinheiro e ganha com renegociações da dívida, tudo vai sendo rolado, até aí é parte do jogo. Mas até onde eu sei o Corinthians deve fundo de garantia e isso é dever para gente que ganha até salário mínimo", diz Milly.

"O time que é do povo não pode dever fundo de garantia, não pode sair contratando devendo para o FGTS. Aí para mim tem uma coisa mais grave, eu gostaria que se falasse mais sobre isso. Eu tentei pesquisar, não achei nada de quitação de dívida do FGTS, a última notícia que eu encontrei foi de agosto e a dívida estava ativa. Então é muito grave isso, é dever para quem não tem, porque dever para quem tem, bancos, magnatas, rola a dívida, renegocia, mas dever para quem tem pouco ou para quem não tem eu não acho legal", completa.

Alicia Klein afirma que um investimento deste patamar por um jogador é para que o Corinthians consiga ganhar títulos, até para ter o retorno do valor desembolsado, mas questiona se com o elenco que o clube tem é possível ser campeão apenas acrescentando um centroavante como Cavani, Diego Costa ou Suárez.

"No campo esportivo a gente tem que entender qual o potencial retorno desse investimento porque é claro, para você conseguir ganhar títulos, precisa trazer grandes jogadores, para conseguir esses grandes resultados que trazem premiação, que ajudam você a aumentar o caixa, você precisa ter um time forte, é difícil fazer isso sem grandes nomes ali, mas esse grande nome por quase R$ 20 milhões vai ser a diferença para o Corinthians ganhar títulos? Vai trazer alguém para pagar esse montante, precisa ganhar título, título que traz premiação", diz Alicia.

"Não sei se esses nomes que estão falando, com o elenco que o Corinthians tem hoje, seria o suficiente para ganhar título, mas é difícil quando a gente aventa nomes como Cavani, por exemplo, a torcida não ficar animada e a gente dizer 'o Cavani não vai fazer diferença'. Mas é sempre aquela pergunta que eu me pego fazendo no futebol, brasileiro diariamente: com que dinheiro pagam esses salários, contratam esses jogadores, trazem agora os treinadores que a gente também vai buscar no exterior? Seria um grande presente para a torcida do Corinthians começar 2022 mais animada, mas tem que ter essa preocupação financeira", conclui.